Programa de sustentabilidade hoteleira da WTTC já é aplicado em 5.000 propriedades
Cerca de 5.000 propriedades hoteleiras em mais de 80 países aplicam o programa Hotel Sustainability Basics promovido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Agora, a iniciativa está a ser alargada a países como o Japão, Filipinas e Índia.
Nova edição: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels
Grupo SANA abre portas do EVOLUTION Valbom após investimento de 12M€
Algarve reduz em 13% consumo de água com selo “Save Water”
58 hotéis na Tailândia distinguidos com Chaves Michelin
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
Cerca de 5.000 propriedades hoteleiras em mais de 80 países aplicam o programa Hotel Sustainability Basics promovido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Agora, a iniciativa está a ser alargada a países como o Japão, Filipinas e Índia.
Em nota de imprensa, a WTTC dá conta de que o programa de verificação independente “Basics” foi desenhado para guiar os hoteleiros nos primeiros passos rumo a uma operação mais sustentável, sendo supervisionado por entidades como o Green Key e o SGS.
Dirigido para unidades hoteleiras de várias dimensões, o programa compreende 12 critérios que têm como objetivo a redução das emissões de carbono, energia, água e gestão de resíduos.
Recentemente, o Conselho de Turismo do Japão estabeleceu uma parceria com o WTTC através da Iniciativa de Turismo Sustentável do Japão (JSTi) para apoiar o lançamento do Basics em todo o país. Um programa-piloto prepara o terreno antes de alargar a iniciativa a todos os fornecedores de alojamento japoneses.
Já nas Filipinas, o Tajara Hospitality Group e a Greenview estabeleceram uma parceria com o organismo de turismo global para o lançamento do Basics no mercado através do evento anual de hospitalidade sustentável “PhilHost”.
A iniciativa Basics deverá também expandir-se na Índia com o apoio dos membros do WTTC The Indian Hotels Company Limited, Radisson India, WTTC India Initiative, Hotel Association of India e da principal agência de viagens em linha do país, MakeMyTrip.
Por forma a dar resposta à procura internacional, o programa Basics está agora disponível em vários idiomas, com recursos em inglês, francês, espanhol e japonês.
“Ultrapassar as 5.000 propriedades verificadas é mais do que apenas um marco – demonstra a prontidão do setor das viagens e turismo para abraçar a sustentabilidade a nível global. Esta iniciativa une hotéis, parceiros da indústria e padrões de sustentabilidade para criar um futuro resiliente, responsável e amigo do planeta”, refere Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC.