INE: Dormidas crescem 7,4% até Agosto
Portugal registou, desde o início do ano até Agosto, 14 milhões de hóspedes, o correspondente a um crescimento acumulado de 8,6% face ao período homólogo de 2016.
Hotéis Octant em Ponta Delgada e Furnas promovem atividades vínicas
Groupe GM marca presença na Decorhotel para apresentar novidades
Universidade Europeia e Câmara Municipal de Cascais assinam protocolo de cooperação
Crowne Plaza Porto lança Porto Urban Spa com as marcas PostQuam e Rituals
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
58 hotéis na Tailândia distinguidos com Chaves Michelin
Parque Terra Nostra investe em obras de valorização do tanque termal
2ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’
Algarve reduz em 13% consumo de água com selo “Save Water”
Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade
Portugal registou, desde o início do ano até Agosto, 14 milhões de hóspedes, o correspondente a um crescimento acumulado de 8,6% face ao período homólogo de 2016. De acordo com o boletim mensal publicado pelo INE, na passada sexta-feira, nos primeiros oito meses do ano foram registadas 39,9 milhões de dormidas e 2,3 mil milhões de proveitos, o que equivale a crescimentos acumulados de 7,4% e 16,1% respectivamente.
Só no mês de Agosto, Portugal registou 2,4 milhões de hóspedes (+4,6%), 7,8 milhões de dormidas (+3,2%) e 502,8 milhões de euros de proveitos (+16,1%). Comparando com Agosto de 2016 e em termos absolutos estas percentagens representam mais 107 mil turistas e mais 240 mil dormidas.
Todas as regiões registaram aumentos, com especial destaque para os Açores (+15,8%), Alentejo (+6,4%) e Centro (6,2%).
De acordo com a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, estes resultados comprovam que “o turismo é uma das actividades económicas que, mês após mês, continua com resultados muito positivos. Não é verdade que a actividade turística esteja a desacelerar. O Turismo está a crescer mais de 16% nos proveitos, mais de 8% em hóspedes e mais de 7% em dormidas. E é muito interessante verificar que o crescimento está a acontecer principalmente na época baixa, pelo que, em Agosto, a taxa de crescimento é naturalmente inferior aos dos outros meses. Se compararmos os dados hoje conhecidos com o período homólogo de 2015 crescemos 18,3% em hóspedes, 17,3% em dormidas e 35,2% em proveitos”, conclui.
A Secretaria de Estado do Turismo destaca, ainda, “a consolidação da diversificação dos mercados” com os resultados obtidos com os EUA (+43,6%), Sueco (+30,6%) e brasileiro (30,1%).