Filipe Santiago
BlueShift presente no Madeira Startup Retreat
Consultora dá formação sobre Blue Ocean Strategy.
Hotéis Octant em Ponta Delgada e Furnas promovem atividades vínicas
Groupe GM marca presença na Decorhotel para apresentar novidades
Universidade Europeia e Câmara Municipal de Cascais assinam protocolo de cooperação
Crowne Plaza Porto lança Porto Urban Spa com as marcas PostQuam e Rituals
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
58 hotéis na Tailândia distinguidos com Chaves Michelin
Parque Terra Nostra investe em obras de valorização do tanque termal
2ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’
Algarve reduz em 13% consumo de água com selo “Save Water”
Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade
Filipe Santiago, managing partner da BlueShift Consulting e advisor da Nova School of Business and Economics, participa, enquanto mentor, no primeiro Madeira Startup Retreat, programa de aceleração de startups no sector do turismo, desenvolvido em conjunto pela Startup Madeira, Turismo de Portugal e Nova SBE.
A decorrer entre 15 de Janeiro e 16 de Março de 2018, o Madeira Startup Retreat oferece um programa integrado e intensivo de actividades, como palestras, workshops e sessões de mentoring, sob coordenação da Nova SBE, e com o apoio no terreno de cerca de vinte mentores com experiência nas mais diversas áreas.
Neste evento participam oito startups do sector do turismo rigorosamente seleccionadas, e com origem em países tão distintos como Reino Unido, Holanda, Áustria, Rússia, Eslovénia, Macedónia, China, Índia e Paquistão.
Filipe Santiago é um dos convidados pela Nova SBE para integrar o painel de mentores deste evento. Durante os próximos dias 16 e 17 de Janeiro irá apresentar aos empreendedores os princípios fundamentais da teoria Blue Ocean Strategy, desenvolvida pelos professores do INSEAD W. Chan Kim e Renée Mauborgne, e coordenará, ainda, um workshop, em que os participantes aplicarão, aos seus projectos de empreendedorismo, algumas das ferramentas desenvolvidas pelos autores.
Na sua génese, a teoria Blue Ocean Strategy incentiva as empresas a encontrarem um espaço competitivo inexplorado – “blue ocean” – que lhes permita fugir à concorrência indiferenciada e baseada no preço, obtendo, assim, níveis de rentabilidade superiores.
Segundo Filipe Santiago, “a metodologia Blue Ocean obriga-nos a olhar para a proposta de valor de uma forma distanciada e objectiva, procurando aferir se o nosso produto se diferencia verdadeiramente da concorrência, ou se, pelo contrário, compete precisamente nas mesmas variáveis, levando-nos, a prazo, para uma espiral concorrencial que nos destruirá a rentabilidade. Mais do que um exercício, é um teste imprescindível para este conjunto de empreendedores que se pretende afirmar no mercado através de abordagens inovadoras”.
Mais informação sobre o Madeira Startup Retreat em https://retreat. startupmadeira.eu/.