AHP promove HOSPES com nova plataforma digital
Programa de solidariedade da AHP entrou numa nova fase com a criação de uma plataforma digital que o vai tornar mais ágil e eficiente.
Hotéis Octant em Ponta Delgada e Furnas promovem atividades vínicas
Groupe GM marca presença na Decorhotel para apresentar novidades
Universidade Europeia e Câmara Municipal de Cascais assinam protocolo de cooperação
Crowne Plaza Porto lança Porto Urban Spa com as marcas PostQuam e Rituals
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
58 hotéis na Tailândia distinguidos com Chaves Michelin
Parque Terra Nostra investe em obras de valorização do tanque termal
2ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’
Algarve reduz em 13% consumo de água com selo “Save Water”
Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade
Depois de sete anos e meio de crescimento, o programa corporativo de responsabilidade social e de sustentabilidade ambiental da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), conhecido como Programa HOSPES, entrou numa nova fase com a criação de uma plataforma digital que vai tornar o programa mais ágil e eficiente.
A apresentação da plataforma decorreu na passada quinta-feira, dia 15, em Lisboa, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que apadrinha a iniciativa desde 2015.
A crise não travou a solidariedade da hotelaria portuguesa que, durante a pandemia, contribui para a construção de hospitais de campanha, alojamento de profissionais e doação de bens e equipamentos. Isso mesmo foi enaltecido durante a cerimónia de apresentação da plataforma, pelo presidente da associação Raul Martins, presidente da AHP.
“Estamos perante a maior crise de sempre no turismo e a mais profunda. Mesmo nas alturas complicadas os nossos associados dizem presente. Durante a pandemia a hotelaria mobilizou-se, através do programa HOSPES, ajudou a equipar hospitais de campanha, alojou profissionais de saúde, e apoiou diretamente muitas entidades de norte a sul do país com bens e equipamentos”, referiu.
Com o lançamento desta plataforma digital, o programa HOSPES vai também juntar novas vertentes ao programa de solidariedade. Aos pilares da sustentabilidade ambiental e doação de bens, a AHP junta o emprego inclusivo e o voluntariado corporativo. “Estes dois pilares surgiram do repto lançado pelo Presidente da República, que desde 2015 apadrinha esta iniciativa”, referiu Raul Martins.
O Programa HOSPES existe há sete anos e meio, mas as primeiras doações começaram a partir de 2013. O programa foi batizado com o nome HOSPES em 2015, depois de uma intervenção do cardeal Tolentino Mendonça, durante um congresso da associação.
Em 2013, o programa contava com 10 hotéis e cinco instituições de solidariedade. Ao longo dos anos foi crescendo, alcançando, em 2020, o registo de 130 hotéis ,cuja doação de bens e equipamentos chegou a 92 instituições. De acordo com Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP “este aumento tornou a operação difícil de gerir de forma eficiente. Além de consumir muito tempo, surgiu a necessidade de automatizar e agilizar o processo, isto é, permitir que os vários atores do processo se encontrem através desta plataforma”.
Assim, e através da linha de financiamento do Turismo de Portugal, o Programa Valorizar, a AHP desenvolveu “uma plataforma que surge como um facilitador de comunicação entre hotéis e IPPS’s”, referiu a responsável.
Durante o evento de apresentação da plataforma, foram ainda atribuídos aos hotéis os Selos de Responsabilidade Social – We Share – e de Sustentabilidade Ambiental – We Care -, referentes a 2019, no total de 122, assim como Menções Honrosas aos hotéis e Parceiros que contribuíram, através do Programa, para o combate à COVID-19.
Em 2019, os hotéis doaram 29.343 bens às IPSS’s, num total de 224.379 bens, desde a sua criação.
Já este ano, o HOSPES foi reconhecido pela Comissão Europeia na categoria “Responsible & Inclusive Entrepreneurship” nos European Enterprise Promotiom Awards da Comissão Europeia.