“A perspetiva da chegada ao Algarve de uma marca internacional é eletrizante”
Com abertura marcada para 2 de maio, o “W Algarve”, parte do grupo Marriott International, Jeremie Lannoy, diretor de Marketing & Communication W Algarve Hotel & Residences, acredita que existe, definitivamente, espaço para “projetos novos e inovadores na região”.
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Com abertura marcada para 2 de maio, o “W Algarve”, parte do grupo Marriott International, Jeremie Lannoy, diretor de Marketing & Communication W Algarve Hotel & Residences, acredita que existe, definitivamente, espaço para “projetos novos e inovadores na região”, salientando que “Portugal é um dos melhores destinos de verão da Europa”, vendo no nosso país “um potencial de crescimento é enorme”.
Localizado na praia da Galé, o novo W Algarve traz consigo, segundo o diretor de Marketing & Communicação W Algarve Hotel & Residences, Jeremie Lannoy, “um conceito ousado e inovador em hotelaria: “Luxury Lifestyle”. Em 134 suites e 83 residências, a abordagem do “Whatever/Whenever do W Algarve pretende fazer com que o conceito traduza a experimentação da cultura algarvia, através do próprio espaço.
A cadeia W Hotels abre a 2 de maio o “W Algarve”, na Praia da Galé. O que diferencia esta unidade da restante oferta existente no Algarve?
O ponto diferenciador desta unidade em relação às restantes é, acima de tudo, o conceito por trás da marca: pensada para oferecer uma experiência única, através da sua abordagem de Insider.
Nascida da mistura de culturas ecléticas e da energia vibrante de Nova Iorque – com uma comunidade aberta, progressista e tecnologicamente conectada 24/7 -, a marca vem desafiar as expectativas e quebrar as normas do luxo tradicional, celebrando a procura incessante dos prazeres da vida. A marca caracteriza-se por ser divertida, mas também provocadora e ousada, e vive sob o mote “Soak it in, live it up, hit repeat”.
Diz que se trata de um hotel que traz consigo um conceito ousado e inovador em hotelaria. Que ousadia e inovação é essa?
A ousadia e a inovação são parte integrante do ADN da marca, desde o serviço, à decoração e design dos espaços, ou até à oferta de Food and Beverage (F&B).
No W Algarve, por exemplo, a primeira coisa que os hóspedes vêem não é uma receção, mas sim o bar W Lounge, que os convida imediatamente a entrar no espírito W. Outro exemplo passa pelo nosso serviço “Whatever/Whenever”, onde estamos disponíveis para oferecer qualquer coisa, em qualquer dia e a qualquer hora, a todos os hóspedes e residentes W (desde que seja legal!).
Quando se trata de F&B, damos um grande foco à bebida, com uma oferta diferenciada de espaços, conceitos e carta de bebidas. Estes são apenas alguns exemplos, mas quem nos visita pode encontrar esta abordagem arrojada e inovadora em qualquer parte do hotel.
Conceito experimentalista
Que conceito é esse de “Luxury Lifestyle”?
O “Luxury lifestyle” é um conceito que foi inventado pela marca W e que passa por muito mais do que apenas comer e dormir num hotel. É, acima de tudo, experimentar os prazeres da vida: descobrir um novo destino, celebrar momentos inesquecíveis, provar novos sabores surpreendentes, e aprender sobre a cultura e a história da região.
No W Algarve, este conceito traduz-se em experimentar a cultura algarvia, através do próprio espaço. Por exemplo, o hotel está repleto de referências surpreendentes da região, que se misturam na arquitetura moderna. Depois, é também possível experimentar a cultura algarvia através da nossa oferta de F&B, do entretenimento, do foco no bem-estar no Away Spa, e da descoberta do destino através de parcerias e ativações nas áreas da moda, música e design.
Qual o investimento envolvido neste projeto?
Por sermos uma empresa cotada na bolsa, não podemos revelar valores.
O projeto é constituído por 134 suites e 83 residências com vista para o mar. Porquê esta diferenciação entre hotel/suites e residências?
O Hotel e as Residências são duas coisas bastante diferentes. De um lado, temos o hotel, com a sua oferta de quartos, suites, bares e restaurantes, spa, ginásio e piscina.
Do outro, temos as residências da marca, que são de alguma forma novas na Europa, que estão mais estabelecidas noutras partes do mundo.
As residências W Algarve oferecem a experiência W no conforto da própria casa. Têm o design, a filosofia e todas as regalias de ficar num hotel W, mas em casa. São apartamentos de um, dois, três e quatro quartos, totalmente mobilados e equipados com uma grande sala de estar, uma cozinha com equipamento Smeg, talheres, copos.
Alguns têm jardim, outros têm terraços e alguns um terraço com piscina com uma vista imbatível sobre o Atlântico. E, tal como o nome indica, estas são residências onde os proprietários podem escolher viver permanentemente ou simplesmente visitar quando quiserem.
Que tipo de cliente possuem ambas as ofertas? Destinam-se a públicos diferentes?
Não gostamos de colocar rótulos nos hóspedes dos hotéis W, uma vez que não temos uma abordagem clássica e uma persona identificada. Quer estejamos a falar dos hóspedes do hotel ou dos proprietários das residências, eles são os disruptivos, pensam e procuram algo diferente quando se trata de hotéis de luxo ou residências de marca.
Gostam da nossa abordagem do “Whatever/Whenever”, da nossa irreverência e do serviço genuíno que prestamos, de como proporcionamos uma verdadeira experiência de luxo, mas sem as típicas luvas brancas.
De que forma estão a promover esta unidade na Praia da Galé e que feedback têm tido? Que taxas de ocupação podem já apresentar para o verão de 2022?
O feedback tem sido extremamente positivo. De um modo geral, todas pessoas, desde as que vivem em Albufeira, no Algarve ou no resto do país, estão bastante entusiasmadas com o projeto. A perspetiva da chegada ao Algarve de uma marca internacional com presença em Nova Iorque, Londres, Bali, Ibiza, Barcelona, Osaka, Xangai, Miami e tantas outras cidades é eletrizante.
Os nossos membros do Marriott Bonvoy foram, naturalmente, os primeiros a mostrar interesse, uma vez que estão sempre à procura de novos destinos e de novas experiências, e a abertura de um novo W deixa-os extremamente entusiasmados.
Temos vindo a comunicar a abertura há já alguns meses e pudemos constatar um grande interesse em alguns dos principais mercados da região: Reino Unido, Alemanha, França, mas também da América do Norte, onde a marca é bastante conhecida.
Não queremos revelar muito sobre os nossos níveis de ocupação nesta fase, mas podemos dizer que a procura é alta e, tal como referimos, há muito interesse.
Um Portugal com potencial
Globalmente, como é que olham para a praça hoteleira em Portugal. Que espaço ainda existe para apresentar projetos hoteleiros?
Portugal é um dos melhores destinos de verão da Europa. O potencial de crescimento é enorme: com paisagens fascinantes, bom tempo e uma oferta fantástica de produtos locais, o potencial é muito grande. Acreditamos que existe, definitivamente, espaço para projetos novos e inovadores na região, como o W Algarve.
A intenção é ficar por este projeto na Praia da Galé ou têm intenções de alargar o vosso portefólio no Algarve e, porventura, para outras regiões de Portugal?
Estamos concentrados em abrir o W Algarve e proporcionar as melhores experiências aos nossos hóspedes, e em trazer algo de novo para a região e para o país.
O que define a marca “W”?
Ousadia, inovação, diversidade e a cultura inquieta de desafiar sempre as expectativas e quebrar as normas do luxo tradicional, para celebrar ao máximo os prazeres da vida.
Esta unidade terá o seu pico de ocupação, naturalmente, no verão. Como contrariar a sazonalidade dos meses de verão e ter clientes ao longo do ano?
O Algarve é uma região muito sazonal, não há dúvidas disso. O verão será certamente a época mais movimentada para o W Algarve, mas com as Residências W temos uma carta na manga para atrair hóspedes durante todo o ano.
O tempo no Algarve é fantástico, e temos visto cada vez mais pessoas a trabalhar remotamente nos últimos tempos, por isso acreditamos que há potencial para estadias fora da época, especialmente nas residências.
Que parceiras estabeleceram ou irão estabelecer para proporcionar experiências aos vossos hóspedes?
Temos trabalhado para estabelecer diferentes parcerias na região e no país, nas áreas da moda, música, design, desporto, comida e bebida. Os portugueses terão de esperar mais um pouco para ouvir falar sobre estes temas, pois queremos dar-lhes a atenção que merecem quando fizermos estes anúncios e revelações (risos).
Ao nível dos recursos humanos, o setor do turismo foi um dos mais afetados. Foi fácil encontrar os quadros necessários para este “W Algarve”?
Estamos a recrutar ativamente para a nossa equipa do W Algarve, com algumas candidaturas abertas no website da Marriott International. Neste preciso momento estamos, por exemplo, à procura de um chefe de pastelaria, de um Pizzaiolo, de empregados de mesa, de welcome agentes. Estamos a recrutar e a acelerar para a abertura mais antecipada do ano.
Estamos a apontar para uma mistura entre talento local (aproximadamente 85%) e internacional. A mistura de culturas é muito importante para nós, queremos ter na nossa equipa o maior número possível de talentos locais e oferecer-lhes a oportunidade de trabalharem numa equipa diversificada e internacional.
A sustentabilidade tem sido uma das questões mais destacadas nos últimos tempos. Que políticas, ações e propostas têm neste aspeto?
Temos uma série de ações em curso quando se trata de sustentabilidade, desde painéis solares no telhado das Residências, até à nova linha de produtos Davines que temos em todos os nossos quartos. Davines tem certificação B Corp, o que significa que a empresa cumpre os mais elevados padrões verificados de desempenho social e ambiental, transparência pública e responsabilidade legal.
E estes são apenas dois exemplos entre tantos outros. Também iremos fornecer garrafas reutilizáveis aos hóspedes na piscina para evitar o uso de plástico, todos os nossos novos talentos estão a receber, no seu primeiro dia de trabalho, um saco reciclado com uma garrafa de água com uma mensagem clara: no hotel, não entram sacos e garrafas de plástico.
Estamos a trabalhar com os nossos fornecedores para reduzir a quantidade de embalagens de plástico. O chef Nuno é muito empenhado quando se trata de sustentabilidade na cozinha e nos pratos, e muito em breve falaremos de todas estas questões.
Também sobre este tema queremos ter a certeza de que lhe damos o destaque adequado, por isso terão de ser um pouco mais pacientes aqui também (risos)!