“Se não houver recursos humanos para prestar serviços de qualidade, de nada vale publicitar o destino”
Fernando Garrido discursou esta terça-feira, 3 de maio, na tomada de posse dos novos corpos sociais da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP).
Nova edição: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
Lagoa e região Porto e Norte vão receber os próximos congressos da AHRESP
Agosto coloca atividade turística novamente em máximos históricos
Grupo SANA abre portas do EVOLUTION Valbom após investimento de 12M€
Esta terça-feira, 3 de maio, os novos corpos sociais da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) tomaram posse numa cerimónia que teve lugar no Hotel Mundial, em Lisboa.
Fernando Garrido, que sucede a Raúl Ribeiro na direção da ADHP, começou por apontar para a “a expectável e tão ansiada retoma”. Como afirmou, “o turismo renasce”. No entanto, “este presente vem embrulhado com grandes desafios”, já que o crescimento no turismo “não está a ser acompanhado devidamente pela tutela”. Como exemplo, remete para os elevados tempos de espera nos aeroportos nacionais, “por falta de operacionais do SEF para controlo de identidade à chegada dos nossos turistas”.
“Não podemos almejar superar os números de 2019 e depois as estruturas de suporte ao turismo não estarem preparadas para acompanhar este crescimento”, declara.
No seu discurso, o atual diretor aproveitou para falar sobre a ausência de recursos humanos no setor e do papel que a associação irá desempenhar no sentido de apresentar soluções para as várias dimensões deste problema.
Primeiramente, apontou que uma das dimensões se refere a uma “renumeração desajustada”. Nesse sentido, a associação “está a levar a cabo um estudo entre os profissionais do meio, que permite obter indicadores que sirvam de guideline ao setor para se criar novos modelos de renumeração assentes sobre premissas atuais”.
Numa segunda dimensão, Fernando Garrido refere a importância do “ajuste da vida pessoal com a profissional” – já que “os profissionais deixaram de ver as renumerações como o principal fator motivacional”, passando a valorizar o tempo “para a sua vida social”. Uma vez que “esta disponibilidade” passa “por uma carga horária diferente”, bem como “mais dias de descanso”, o diretor afirma que “as associações como a ADHP podem ter um papel verdadeiramente importante”.
“Por se tratar de uma associação não patronal, podemos fazer a diferença numa negociação dos contratos coletivos de trabalho junto dos sindicatos do setor, alertando para estas realidades. A ADHP está plenamente disponível para esse papel”, assegura.
Passando para uma terceira dimensão, o diretor afirma que é urgente “tornar as profissões do meio turístico e hoteleiro novamente atraentes”. Para isso será “fundamental repensar a abordagem aos recursos humanos e, para esse efeito, as instituições públicas do setor têm que assumir um papel muito mais ativo”.
“Se não houver recursos para prestar serviços de qualidade, de nada vale publicitar o destino. Neste momento há a necessidade urgente de publicitar as profissões do setor para além do destino”, defende.
Para além da “continuação da aposta na formação”, Fernando Garrido alerta que é necessário um maior “reconhecimento das profissões”, defendendo que “o caminho para a Ordem dos Diretores de Hotéis é um percurso natural no sentido deste reconhecimento”.
Ensino é apontado como uma das apostas da associação
Relativamente ao próximo mandato, Fernando Garrido afirma que “os pilares continuarão assentes nas mesmas premissas”.
A aposta na proximidade ao ensino é um dos pilares apontados, nomeadamente através de criação de “um conselho pedagógico dentro da associação, que irá reunir as entidades públicas e privadas que ministram cursos no ensino superior relacionado com o setor”.
Para além disso, serão adicionados módulos complementares ao curso de especialização em direção hoteleira do centro de formação da ADHP, e as parcerias com entidades externas serão alargadas para a criação de certificação e formações tailor made.
Destaque ainda para o desenvolvimento de “dados estatísticos que contribuam no apoio à gestão dos diretores de hotéis” e ainda para uma nova rubrica da associação, a “Be Our Guest” – uma série de conversas informais via Zoom “com profissionais de referência ao nível nacional e internacional” que vão decorrer “nas últimas segundas-feiras de cada mês”.
A primeira vai decorrer a 30 de maio com o convidado Mário Candeias, Managing Director no Espinas Palace.
Conheça os novos corpos sociais da ADHP
Após a tomada de posse, Raúl Ribeiro passa a ser o vice-presidente da associação.
Já a Assembleia Geral da ADHP fica a cargo de Noel Dias, com Sérgio Simões como primeiro secretário e Tiago Pais como segundo-secretário.
O Conselho Fiscal passa a integrar Paulo Lopes como presidente, Luz Pinto Basto como primeiro secretário e Carlos Costa como segundo-secretário.
Marcos Sousa assume agora as funções de tesoureiro, João Serrano de secretário e Patrícia Correia, Nuno Leandro, António Melo e Miguel Mello Breyner as de vogais de direção. Por fim, a representação da secção júnior da ADHP está a cargo de Leonardo Simões.