Makro lança plataforma Marketplace em Portugal
O lançamento “integra a estratégia global do grupo”, que projeta a expansão do formato Marketplace na maioria dos países europeus.
A makro Portugal passa a contar com uma nova plataforma de venda online, ao lançar um marketplace. Este canal, que já se encontra implementado na Alemanha, em Espanha e Itália, chega agora a Portugal com uma oferta de mais de 20 mil produtos não alimentares, como equipamentos para cozinha, outdoor, produtos de limpeza, artigos descartáveis, material de escritório, televisões e multimédia, entre outros.
Neste novo marketplace da makro encontram-se disponíveis não só produtos da marca própria da empresa, como a METRO PROFESSIONAL, SIGMA, TARRINGTON HOUSE e ARO, mas também produtos de um conjunto de parceiros e vendedores, que farão a gestão e expedição direta do seu stock. As entregas feitas através deste marketplace podem ser realizadas em qualquer ponto de Portugal Continental.
“Vai ser possível comprar marcas de fabricantes que poderão estar, ou não, presentes no atual sortido não-alimentar das lojas makro Portugal. Já no que se refere aos produtos transacionados pelos nossos parceiros de venda, a larga maioria estará disponível apenas nesta plataforma”, adianta à Publituris Hotelaria David Antunes, CEO da Makro Portugal.
Plataforma de acesso livre sem necessidade de cartão makro
Para aceder a este novo canal, o utilizador tem apenas de criar uma conta digital na plataforma, sem necessidade de possuir um cartão makro – uma característica que o distingue da plataforma mshop da makro, dirigida apenas a profissionais com cartão. Para quem já é cliente makro, basta aceder com as mesmas credenciais utilizadas na app makro Companion.
“Este projeto marca um passo em frente na estratégia multicanal da makro Portugal, fortalecendo a nossa presença e especialização no canal digital. Com esta aposta, embora aberta a um leque mais vasto de consumidores por ser de acesso direto a clientes particulares, reforçamos também o foco no sortido destinado às particularidades e necessidades do segmento HORECA”, sublinha David Antunes em comunicado.
Em entrevista à Publituris Hotelaria, o CEO da makro Portugal explica que a aposta no online por parte da empresa acompanha uma das novas exigências do setor: o “foco no digital e em todas as mais-valias que lhes traz, desde a consulta de produto à sua encomenda, sendo por isso mais sólida a nossa aposta nesta área”. Afirma ainda que, “ao nível de serviço, este setor tem vindo a valorizar também o serviço de entregas e o nosso caminho tem sido apostar nesta área através do modelo food service distribution (FSD)”.
Lançado pela METRO em 2019, o marketplace online opera na Alemanha, Espanha, Itália e, mais recentemente, Portugal. Ao todo disponibiliza mais de 600.000 produtos direcionados para o setor Horeca, “representando um pilar fundamental da estratégia de crescimento da companhia”, como asseguram em comunicado.
Este lançamento “integra a estratégia global do grupo”, que projeta a expansão do formato Marketplace à maioria dos países europeus, apontando para vendas de três mil milhões de euros até 2030.