5 razões para dizer adeus definitivamente aos seus aparelhos de cozinha tradicionais
Conheça as cinco razões apontadas pela Rational para reformular o design atual das cozinhas profissionais.
ADHP debate cibersegurança em hotelaria na Decorhotel
Agosto coloca atividade turística novamente em máximos históricos
Nova edição: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels
Grupo SANA abre portas do EVOLUTION Valbom após investimento de 12M€
Mama Shelter Lisboa aposta em novo chef
Pedro Machado prefere aumento do IVA turístico para evitar novas taxas
Prémios do jornal Construir distinguem dois projetos na hotelaria
Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade
Algarve reduz em 13% consumo de água com selo “Save Water”
2ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’
Fluxos de trabalho aprendidos, equipamentos de cozinha conhecidos… tornam mais fácil a vida na cozinha? Se observamos de perto o trabalho diário nas cozinhas veremos que nem tudo é tão simples como nos explicaram. Por isso, o especialista em experiência do consumidor na RATIONAL, Sascha Barbye e a sua equipa, indagaram nos processos naturais de uma cozinha e em como estes podiam melhorar introduzindo apenas algumas mudanças. Em seguida, detalharam as cinco razões pelas quais faz sentido reformular o design atual das cozinhas profissionais.
- Mais espaço
Quer seja pelos custos de construção ou pelo aluguer, o espaço é caro e, portanto, um bem escasso nas cozinhas de produção e restauração. Cada metro quadrado que não é necessário para a produção de alimentos pode ser utilizado para mais meses, o que se traduz em mais espaço de venda. Mas, como o conseguir? Por exemplo, substituindo inúmeros eletrodomésticos tradicionais por um único sistema de cozinha que lhe permita realizar até 90% dos seus cozinhados diários, sem apenas supervisão. A iVario da RATIONAL é similar a uma frigideira basculante. Com uma ou duas cubas, poderá mudar os fogões, marmitas, fritadeiras, cozedores, frigideiras e banhos-Maria por apenas um equipamento multifunções. Parece prometedor, não é?
- Menos aparelhos, mesmo rendimento
No entanto, reduzir o número de aparelhos na cozinha por si só não transmitirá qualquer valor adicional, uma vez que é necessário obter o mesmo rendimento com um só equipamento. A iVario, por exemplo, consegue-o com um dos sistemas de aquecimento mais potentes do mercado, que além do mais se caracteriza por uma precisão extrema em toda a base da cuba. Para as cozinhas modernas, por exemplo, isto significa que só são necessários 2-3 minutos para alcançar uma temperatura de 200 Cº, garantindo, ao mesmo tempo, que o arroz-doce não se pegue e nem empape, ou que a massa fique no ponto desejado.
- Maior simplicidade
A alta rotação de pessoal é um desafio bem conhecido no setor da hotelaria. Assim que for encontrado novo pessoal, é necessário formá-lo quanto aos procedimentos e equipamentos de que dispõe a cozinha. Isto leva muito tempo e também pode ser difícil, uma vez que normalmente é necessária experiência para manusear, corretamente, os equipamentos de uma cozinha profissional. Mas existe outra forma. Existem no mercado sistemas de cozedura fáceis de utilizar que ajudam a descongestionar o trabalho diário na cozinha. A iVario da RATIONAL, por exemplo, encarrega-se de cozer, selar e fritar avisando quando, por exemplo, é necessário virar o bife ou retirar da fritura os croquetes automaticamente quando o processo de cozedura tiver terminado. Isto permite reduzir ao mínimo a formação de novo pessoal.
- Alta qualidade da comida
Claro que os clientes têm um determinado nível de expetativas: o serviço, o ambiente e a comida devem ser sempre os melhores. O equipamento de cozedura também devem desempenhar o seu papel e oferecer uma qualidade constante. Caso contrário, haverá muito desperdício de comida ou clientes insatisfeitos devido a resultados flutuantes. Para garantir a qualidade, por exemplo, podem utilizar-se sistemas de cozedura como, por exemplo, a iVario, que se encarrega de inúmeras tarefas rotineiras e avisa quando o chefe deve intervir no processo de cozedura. Um bom resultado estará sempre garantido.
- Poupar dinheiro e tempo de trabalho
Quando se trata de gerir um restaurante ou catering de forma rentável, o tempo e o dinheiro são dois parâmetros importantes. E aqui, também, um equipamento adequado pode servir de ajuda. Menos desperdício de alimentos, menos consumo de energia ou menos tempo de limpeza podem proporcionar resultados significativamente melhores. Preparar a mesma refeição com um sistema de cozedura moderno como, por exemplo, a iVario requer 40% menos de energia do que com a tecnologia de cozinha convencional e, além disso, é 4 vezes mais rápida.
Finalmente, se chegaram a alguma conclusão Sascha Barby e a sua equipa, é a de que um bom equipamento pode melhorar, significativamente, os fluxos de trabalho de uma cozinha profissional, além de poupar em custos e ser mais sustentáveis.
Desde a RATIONAL queremos que todos os responsáveis de restauração tenham a oportunidade de o testar, por isso, poderão conhecer a iVario num dos muitos eventos que se realizam por todo o território espanhol em rational-online.com. Além disso, terão a oportunidade de adquirir até 31 de janeiro com preço especial uma iVario 2-XS por 8985€.