AHETA e SITESE acordam revisão das tabelas salariais para 2023
O passo seguinte passa pela assinatura do acordo e consequente publicação no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE), sendo que apenas a partir desse momento as tabelas salariais se tornarão válidas.
Hotéis Octant em Ponta Delgada e Furnas promovem atividades vínicas
Groupe GM marca presença na Decorhotel para apresentar novidades
Universidade Europeia e Câmara Municipal de Cascais assinam protocolo de cooperação
Crowne Plaza Porto lança Porto Urban Spa com as marcas PostQuam e Rituals
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
58 hotéis na Tailândia distinguidos com Chaves Michelin
Parque Terra Nostra investe em obras de valorização do tanque termal
2ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’
Algarve reduz em 13% consumo de água com selo “Save Water”
Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade
Dando seguimento a um processo iniciado em 2022, a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) e o SITESE – Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços chegaram a acordo sobre as tabelas salariais para o setor a vigorar em 2023.
Em comunicado de imprensa, a AHETA congratula-se por o acordo ter sido “alcançado em paz social, sem greves nem crispação, e com total satisfação de ambas as partes”.
Agora, e “por solicitação da AHETA, com o acordo do sindicato”, o processo de negociação irá continuar, com “a revisão do texto do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) que vigora entre as duas entidades”. Note-se que “as tabelas salariais em vigor no âmbito do CCT, assinado com o SITESE, datam de 2018”.
O passo seguinte será a assinatura do acordo e consequente publicação no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE), sendo que apenas a partir desse momento as tabelas salariais se tornarão válidas.
“Pensamos ter alcançado um acordo benéfico para os nossos associados com uma atualização das tabelas salariais que, por um lado, cumpre a legislação e, por outro, coloca os valores dos escalões colados à atual realidade laboral. Com esta negociação pensamos igualmente ter alcançado uma plataforma de renegociação do Contrato Coletivo na sua generalidade em matérias pertinentes para a nossa atividade”, refere a associação em comunicado.
Numa nota final, a AHETA dá conta de que “os aumentos acordados para o ano de 2023 têm a ver com a necessidade de darmos condições mais atrativas aos nossos colaboradores, no sentido de aumentar a fixação de cada vez mais trabalhadores, no setor do alojamento e animação turística”.