Nova edição fevereiro 2023: Entrevista a Emanuel Freitas, diretor-geral do AP Hotels & Resorts
Na edição de fevereiro da Publituris Hotelaria, o destaque vai para as próximas aberturas do grupo AP Hotels & Resorts. A chegada do grupo à capital está marcada para o primeiro semestre de 2024, através da construção do hotel AP Lisboa. Até lá, o grupo prepara-se para a abertura do AP Dona Aninhas em Viana do Castelo em março deste ano, naquela que é a primeira unidade do grupo fora do Algarve.
AHRESP exige ter voz ativa sobre taxas turísticas e pede reposição dos valores de IVA
Nova edição: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
Holiday Inn Braga já abriu
Congresso AHRESP: Turismo Centro de Portugal assegura estar preparado “para receber mais turistas”
Lagoa e região Porto e Norte vão receber os próximos congressos da AHRESP
Na edição de fevereiro da Publituris Hotelaria, o destaque vai para as próximas aberturas do grupo AP Hotels & Resorts.
A chegada do grupo à capital está marcada para o primeiro semestre de 2024, através da construção do hotel AP Lisboa. Até lá, o grupo prepara-se para a abertura do AP Dona Aninhas em Viana do Castelo em março deste ano, naquela que é a primeira unidade do grupo fora do Algarve.
Em entrevista à Publituris Hotelaria, Emanuel Freitas, diretor-geral do AP Hotels & Resorts, desvenda os pormenores sobre estas unidades e o que motivou a expansão do grupo fora da região do Algarve, além de dar conta dos planos para o futuro.
Já na análise CLEVER deste mês é demonstrado como o mundo da hospitalidade está a viver tempos sem precedência. A pandemia provocou uma forte alteração “ditatorial” nos padrões de procura e da oferta, que tem vindo progressivamente a esbater as linhas de separação entre Short Term Rentals (STRs) e hotéis “tradicionais”. Neste contexto, reunir dados globais do mercado “alargado” passou a ser essencial, para ter uma visão global e poder definir estratégias de marketing, comerciais e dinâmicas de tarifas vencedoras.
No âmbito do H&T, Salón de Innovación en Hostelería, a Publituris Hotelaria esteve à conversa com o mentor e coach hoteleiro Iván Frutos, que aponta para estratégias de fidelização de colaboradores no setor, sem se esquecer de demonstrar as consequências da falta de investimento nas equipas. Como resume: “É necessário que o líder queira [mudar]. Não é para todos”.
Ainda no capítulo do “Fala-se” damos conta do primeiro aniversário do Mama Shelter Lisboa. Após um 2022 com uma ocupação média anual de 72%, falámos com Cristina Cavaco, diretora-geral desta unidade desde setembro do ano passado, para perceber quais são as expetativas para 2023 e que desafios tem enfrentado no recente cargo.
Destaque também para o grupo Independente, que após um rebranding da sua anterior marca – o Independente Collective – prepara-se para se estrear no mercado hoteleiro, com a abertura de duas unidades em Lisboa e na Comporta. O investimento nestes hotéis ronda os 4,2 milhões de euros.
Na categoria de Management damos conta do tema da cibersegurança na hotelaria e se esta deverá ser uma resposta reativa ou proativa. Para aproveitar os benefícios do digital, é necessário planear uma estratégia de cibersegurança que permita mitigar os riscos possam surgir. Estarão os hoteleiros preparados para um potencial ataque cibernético?
A Publituris Hotelaria falou ainda com Miguel Velez, CEO da Unlock Boutique Hotels, no dia em que se ficou a conhecer o “novo” futuro do grupo. Entre novos acionistas, novas unidades, novos modelos de negócio, a conclusão é simples: “jogar sozinhos é praticamente impossível. É preciso jogar em grupo”.
No dossier, o destaque vai para as empresas que marcam presença na BTL, que este ano regressa à Feira Internacional de Lisboa (FIL) de 1 a 5 de março, e as novidades que vão apresentar no certame.
A fechar, brindamos com as sugestões de João Silva, chefe de mesa e sommelier no restaurante Degust’Ar do Hotel Mar de Ar Aqueduto, em Évora.
As opiniões desta edição pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont); Cristina Cunha Mocetão (ISAG Executive Academy); Ana Cristina Guilherme (ABC Sustainable Luxury Hospitality) e Liliana Conde (consultora).
*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.