Guestcentric prevê estabilização na procura de viagens para 2024
A Guestcentric prevê que o início de 2024 vai ficar marcado pela estabilização na procura de viagens, já que, de acordo com os dados do portfólio de hotéis nesta plataforma, as reservas para o primeiro trimestre de 2024 estão a níveis muito próximos do mesmo período em 2023.
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A Guestcentric prevê que o início de 2024 vai ficar marcado pela estabilização na procura de viagens, já que, de acordo com os dados do portfólio de hotéis nesta plataforma, as reservas para o primeiro trimestre de 2024 estão a níveis muito próximos do mesmo período em 2023.
Embora as reservas para dezembro de 2023 tenham ultrapassado os níveis de 2022, como a Guestcentric aponta em comunicado, a plataforma prevê que a procura por viagens se estabilize, “reflexo do aumento nos custos de vida e o seu efeito nas despesas discricionárias dos consumidores”. Já as viagens de grupo no âmbito corporativo, como conferências, congressos e reuniões, mantêm-se “robustas”, de acordo com a Guestcentric.
É nesse sentido que a plataforma enfatiza que as próximas tendências incluem “novos modelos de negócios e oportunidades para os hotéis desenvolverem fontes de receitas adicionais”. Com a Google a alertar para o decréscimo nas reservas de viagens de lazer em 2023, a Guestcentric prevê “um potencial redirecionamento da procura para as viagens corporativas e também de bleisure (business e leisure), sublinhando a importância de uma adaptação estratégica e rápida pelos hotéis” para servir este segmento.
Plataforma antecipa maior utilização de IA e HyperCommerce no setor
Ainda no âmbito das previsões para 2024, a Guestcentric antecipa que a Inteligência Artificial (IA) vai continuar a dar cartas no próximo ano, com a melhoria e otimização dos serviços prestados aos hóspedes – desde um check-in mais personalizado até uma estadia num tipo de quarto mais ajustado às preferências dos clientes.
Nesse sentido, a plataforma aponta que os hoteleiros devem adotar ferramentas como o HyperCommerce para “transformar a experiência do hóspede com ofertas e propostas hiper personalizadas”, além de aportar para a importância de os hotéis investirem em estratégias de CRM “para analisar os dados e o perfil do hóspede”.
Num contexto em que “a procura por experiências personalizadas aumenta”, a Guestcentric prevê também que em 2024 haverá “uma transição gradual para preços baseados nos atributos específicos do hotel, especialmente em termos da localização do quarto e das comodidades que este oferece”.
A sustentabilidade, seja ela focada no planeta, nas pessoas ou na rentabilidade, continuará a ser 2um pilar na estratégia dos hotéis” de acordo com a plataforma, razão pela qual recomenda que os hotéis “usem a tecnologia numa óptica de sustentabilidade económica, reduzindo os custos operacionais e melhorando a produtividade das suas equipas”.
Por fim, a Guestcentric recomenda que os hotéis “intensifiquem e invistam nas suas estratégias de redes sociais, especialmente em plataformas como o Instagram e o TikTok”. O objetivo passa por alcançar e envolver “um público-alvo mais amplo, numa era em que a atenção do consumidor é cada vez mais limitada”. Como referem em nota de imprensa, “olhando para o panorama que se avizinha em 2024, vemos os hotéis focados no crescimento dos seus canais de vendas diretas, tornando-os prioritários através de ofertas exclusivas, incentivos personalizados e programas de fidelização robustos”.
“Estas tendências servem como uma bússola para assegurar aos hoteleiros um crescimento sustentável do seu negócio, mantendo e desenvolvendo experiências excepcionais para os seus hóspedes. A chave está na capacidade de adaptação, na abertura à inovação e num compromisso genuíno em superar as expectativas dos clientes. Ao alinhar as suas estratégias a estas tendências, os hotéis conseguirão impactar o seu cliente de forma duradoura, assegurando assim as suas posições de liderança na indústria – não apenas em 2024, mas também nos anos vindouros”, refere Pedro Colaço, CEO da Guestcentric.