Hotéis portugueses da Guestcentric registam aumentos de 16% em receitas
Em 2023, os 539 hotéis portugueses que utilizam os serviços da Guestcentric registaram um aumento de receitas de 16% face a 2022, bem como um crescimento de 5% no número de reservas e no número de noites reservadas face ao ano anterior. Também o preço médio aumentou de 2022 para 2023, neste caso, em 10%.
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Os hotéis portugueses que utilizam os serviços da Guestcentric registaram em 2023 um aumento de 16% em receitas face ao ano anterior.
Os dados são apontados pela Guestcentric, que dá conta que os 539 hotéis portugueses que utilizam os seus serviços arrecadaram 331 milhões de euros em receitas em 2023, sendo que em 2022 o valor de receitas foi de 285 milhões de euros – resultando assim num aumento de 16%.
Note-se, no entanto, que os dados de 2022 com os quais se fazem a comparação reportam-se a 563 hotéis, por oposição aos 539 hotéis analisados pela Guestcentric em 2023.
Se em 2022 estes hotéis registaram 607 mil reservas, o valor aumentou para as 640 mil reservas em 2023. Já as noites reservadas chegaram aos 1,74 milhões em 2023, quando em 2022 tinham sido reservadas 1,65 milhões de noites. Tanto o número de reservas como as noites reservadas em 2023 registaram um aumento de 5% face a 2022.
Quanto ao preço médio diário, e no que diz respeito aos hotéis que utilizam os serviços da Guestcentric em Portugal, este passou dos 172 euros em 2022 para os 190 euros em 2023 – um aumento de 10% em relação a 2022.
Nesse sentido, a Guestcentric aponta em comunicado que “os preços [destes] hotéis portugueses ultrapassaram a taxa de inflação – que foi de 5,3% em 2023, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística –, em quase cinco pontos percentuais”.
Para a empresa de software e serviços de marketing digital na cloud, um dos fatores responsável por estes resultados prendeu-se com o investimento dos hotéis em tecnologia, “aliado à redução da dependência de intermediários na distribuição turística”. No entender da Guestcentric, esta “abordagem dupla melhora a eficiência operacional dos hotéis e posiciona a indústria para melhor se adaptar às dinâmicas de mercado, em permanente evolução”.
Outro dos fatores apontados pela Guestcentric para os resultados do ano passado passa pelo “aumento de turistas americanos, fruto de uma maior oferta de rotas de voos diretos para Portugal e da força do dólar americano face ao euro”. Por fim, é indicado que “os resultados do turismo interno no ano passado desempenharam um papel relevante no forte contributo do setor turístico para a economia portuguesa, em geral”.
Para 2024 a Guestcentric prevê “uma procura sustentada”, com o fenómeno de revenge travel “ainda presente”.