Créditos: Website Câmara Municipal de Oeiras
Oeiras começa a cobrar Taxa Turística de 1€ por pessoa/noite a partir de 15 de agosto
A Câmara Municipal de Oeiras vai, a partir do dia 15 de agosto, passar a cobrar uma taxa turística de 1 euro às unidades hoteleiras e alojamentos locais do concelho. Com esta medida, o município prevê arrecadar cerca de 200 mil euros anuais.
Agosto coloca atividade turística novamente em máximos históricos
Grupo SANA abre portas do EVOLUTION Valbom após investimento de 12M€
Mama Shelter Lisboa aposta em novo chef
Pedro Machado prefere aumento do IVA turístico para evitar novas taxas
Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade
Algarve reduz em 13% consumo de água com selo “Save Water”
58 hotéis na Tailândia distinguidos com Chaves Michelin
Parque Terra Nostra investe em obras de valorização do tanque termal
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
A Câmara Municipal de Oeiras vai, a partir do dia 15 de agosto, passar a cobrar uma taxa turística de 1 euro às unidades hoteleiras e alojamentos locais do concelho. Com esta medida, o município prevê arrecadar cerca de 200 mil euros anuais.
Oeiras vai passar também a cobrar uma taxa municipal turística, no âmbito do Regulamento de Permissões Administrativas, Taxas e outras Receitas (RPATOR) do município já aprovado em Assembleia Municipal e publicado em Diário da República.
Com esta taxa, a ser aplicada sobre as dormidas remuneradas em empreendimentos hoteleiros e estabelecimentos de alojamento local, pretende-se, avança a Câmara Municipal em notícia publicada na sua página oficial, assegurar uma contrapartida da fruição de um conjunto de atividades e investimentos promovidos pelo município, relacionados com a atividade turística, nomeadamente, a preservação ambiental, a salvaguarda do comércio tradicional, histórico e de proximidade, a criação de polos de dinamização cultural e recreativa, a gestão do espaço público, da mobilidade e dos transportes, a prestação de serviços municipais de informação e apoio a turistas, a vigilância, segurança e proteção civil no concelho.
A mesma fonte informa ainda que já está disponível para os operadores turísticos, no endereço https://taxaturistica.oeiras.pt/, a plataforma tecnológica de suporte à cobrança da taxa, onde poderão encontrar, para além do manual de utilização, uma lista de perguntas mais frequentes sobre a sua aplicabilidade, bem como vídeos explicativos. Há também uma linha de apoio, através do 210 977 400, que serve de suporte sobre a utilização da plataforma e também obter esclarecimentos sobre a cobrança da Taxa Turística.
Por outro lado, a autarquia explica que, no sentido de preparar os operadores para a aplicação desta taxa, será realizada uma sessão de esclarecimentos presencial, no próximo 14 de agosto, no Templo da Poesia no Parque dos Poetas, entre as 12h e as 13h. A sessão será igualmente transmitida através das redes sociais do município.