BTL promove ‘O Mais Português Hotel do Mundo’
Feira de Turismo apresenta projecto que quer promover a portugalidade e o trabalho profissional. Uma iniciativa que tem o Publituris como media partner.
AHRESP exige ter voz ativa sobre taxas turísticas e pede reposição dos valores de IVA
Nova edição: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
Holiday Inn Braga já abriu
Congresso AHRESP: Turismo Centro de Portugal assegura estar preparado “para receber mais turistas”
Lagoa e região Porto e Norte vão receber os próximos congressos da AHRESP
Agosto coloca atividade turística novamente em máximos históricos
Pedro Machado prefere aumento do IVA turístico para evitar novas taxas
‘O Mais Português Hotel do Mundo’. Não, não falamos de um novo hotel. Trata-se de um projecto da FIL – Feira Internacional de Lisboa que vai ser apresentado agora na BTL, entre 15 e 19 de Março, e ganhar vida na Horexpo, entre 4 e 6 de Junho. Uma iniciativa que tem o Publituris como media partner.
Para este projecto, coordenado por Joana Beirão, a FIL desafiou um conjunto de arquitectas e designers de interiores, algumas das quais com projectos no sector hoteleiro e na requalificação de alojamento, para a recriação de uma unidade hoteleira dentro de um dos pavilhões de exposição no Parque das Nações. São elas Alexandra Madeira, Carla Gago, Patrícia Catalão, Margarida Bugarim e a dupla Às duas por três, composta por Sónia Rodrigues e Inês Cesteiro.
Fátima Vila Maior, directora da área de Feiras da FIL, começa por dizer: “O nosso objectivo em Portugal é caminhar para a excelência e a excelência consegue-se em vários segmentos: na formação profissional, na qualidade do território, nos conteúdos culturais e, sobretudo, na qualidade do nosso alojamento.” Este projecto está focado precisamente nesta “qualidade do alojamento”. “Qualidade essa que não pode estar só condicionada aos hotéis de cinco estrelas, às grandes cadeias e projectos, aos resorts. Tem que se sentir em qualquer tipo de alojamento, desde o mais pequeno hostel até à casa de turismo de habitação e ao hotel de cidade, praia ou campo. Todas as formas de alojamento que acolhem os turistas”, precisou.
A responsável continuou, explicando que foi feita uma parceria entre a BTL e a Horexpo, dedicada a equipamentos e produtos de hotelaria, para dar vida a Hotel Mais Português do Mundo, com vista a promover o trabalho profissional de arquitectos e designers de anteriores e as mais diversas marcas e produtos portugueses. Este projecto vai ter um ‘preview’ na BTL e acontecer no seu pleno na Horexpo.
Conceito
Joana Beirão é a coordenadora deste conceito. “O desafio que me foi colado foi tentar fazer a ponte entre este objectivo e um conjunto de criativas que pudessem modelar este ‘happening’ inicial, como o hotel que vai acontecer na Horexpo”, esclarece. “Inicialmente pensou-se que o conceito seria o de ‘O Mais Pequeno Hotel do Mundo, mas ao fim de algumas considerações achámos que devíamos assumir que era o Mais Português. Este é o mote da comunicação central”. Foi a partir daqui que seguiu o convite para as “artistas”, “que vão fazer uma pequena apresentação do projecto na BTL, em modo de instalação, de uma forma um pouco mais conceptual”. “O que foi feito a seguir foi um convite directamente ao mercado porque pretende-se usar o maior número de marcas e peças portuguesas”, indica Joana Beirão, considerando que, neste momento, “o mercado está com alguma dinâmica e o convite foi feito a todos, desde as startups às grandes empresas.
“Queremos dizer a todas a pessoas que contratem profissionais para fazer coisas diferentes”, salienta a coordenadora, precisando que o projecto consiste na recriação de quartos, mas também de todas as zonas ‘core’ transversais aos diversos tipos de alojamento.
* Leia este artigo na integra nas edições da Revista Publituris Hotelaria e do Jornal Publituris que vão ser distribuídas na edição de 2017 da BTL.