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Glion Institute of Higher Education aposta em nova licenciatura em Luxury Business

O Glion Institute of Higher Education lançou uma nova licenciatura em Luxury Business nos seus campus na Suíça, com o intuito de possibilitar aos alunos uma “carreira na multifacetada indústria do luxo”.

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Glion Institute of Higher Education aposta em nova licenciatura em Luxury Business

O Glion Institute of Higher Education lançou uma nova licenciatura em Luxury Business nos seus campus na Suíça, com o intuito de possibilitar aos alunos uma “carreira na multifacetada indústria do luxo”.

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O Glion Institute of Higher Education lançou uma nova licenciatura em Luxury Business (Luxury Management Bachelor degree) nos seus campus na Suíça, com o intuito de possibilitar aos alunos uma “carreira na multifacetada indústria do luxo”, como indicado em comunicado.

Desta forma, os alunos vão adquirir conhecimentos e competências para construir uma carreia no segmento de luxo que preferirem, “desde trabalhar em restaurantes requintados com estrela Michelin até estudar cursos dedicados a Atitudes e Etiqueta de Luxo, passando por Design de Moda de Luxo”.

O programa de três anos e meio permite percursos de carreira como bens de luxo pessoais; retalho de luxo; marketing de marcas de luxo; iates, jatos privados, automóveis; banca privada; hospitalidade de luxo; eventos; clínicas de saúde e bem-estar de alta qualidade, investimento imobiliário; restauração de grande qualidade, gastronomia e vinho.

O curso, que arranca em setembro de 2023, é composto por sete semestres e incorpora dois estágios profissionais. O primeiro estágio decorre no segundo semestre, dando aos estudantes a possibilidade de darem os primeiros passos no mundo da hospitalidade de luxo. Já o segundo estágio, que tem lugar nos dois últimos semestres de formação, “permite aos estudantes refletir sobre as competências de gestão no local de trabalho”.

Além dos estágios, o curso inclui uma viagem de campo, visitas a lojas de luxo e instalações fabris, mesas redondas com o setor do luxo e um desafio empresarial nesta área.

Além disso, durante a Tese de Licenciatura ou Projeto Empresarial Aplicado, os estudantes terão a oportunidade de rever desafios e/ou tendências empresariais da vida real. No Projeto de Negócios Aplicados, eles colaboram com uma empresa “cliente” da indústria do luxo, sob a orientação de um supervisor do corpo docente do Glion Institute of Higher Education.

“A nossa licenciatura é a preparação perfeita para uma carreira de liderança de alto nível na indústria do luxo internacional. Este grau de especialização única – combinado com a experiência profissional dos estágios – abrirá portas aos empregadores de luxo mais seletivos, para quem o rigor, a perícia e a experiência são bens preciosos”, afirma Frédéric Picard, diretor-geral do Glion Institute of Higher Education.

O programa completo da licenciatura pode ser consultado no website da Glion.

Formação

Universidade Europeia e Câmara Municipal de Cascais assinam protocolo de cooperação

A Universidade Europeia e a Câmara Municipal de Cascais estabeleceram esta segunda-feira, 21 de outubro, um protocolo de cooperação. O objetivo passa por promover a realização de iniciativas nas áreas do turismo e da gastronomia, numa colaboração assenta nos domínios da investigação, transferência de conhecimento, prestação de serviços, projetos e eventos que promovam o Turismo Gastronómico.

A Universidade Europeia e a Câmara Municipal de Cascais estabeleceram esta segunda-feira, 21 de outubro, um protocolo de cooperação. O objetivo passa por promover a realização de iniciativas nas áreas do turismo e da gastronomia, numa colaboração assenta nos domínios da investigação, transferência de conhecimento, prestação de serviços, projetos e eventos que promovam o Turismo Gastronómico.

Recentemente, a Câmara Municipal de Cascais (CMC) criou o projeto Cascais Food Lab, onde pretende “dinamizar as áreas da gastronomia e turismo, e aplicá-las à gastronomia local, nomeadamente na oferta da restauração do concelho e no incremento das competências dos colaboradores desta área”, como dá conta em nota de imprensa.

Agora, no âmbito desta colaboração com a Universidade Europeia, os colaboradores municipais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nestas áreas podem usufruir de um desconto na inscrição e nas propinas para licenciaturas, pós-graduações e mestrados.

Recorde-se que a Universidade Europeia oferece programas bem estabelecidos na área do Turismo e Hospitalidade como é o caso das duas licenciaturas em Turismo e em Gestão Hoteleira, o Mestrado em Gestão do Turismo e as três Pós-graduações em Gestão Hoteleira, Gastronomia Criativa e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos.

Formação

2ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’

A 2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” prevê 341 horas de formação distribuídas por 28 ações e sete ‘bootcamps’. No final das duas fases serão administradas um total de 550 horas de formação e 1.800 participantes até março de 2025.

De outubro de 2024 a março de 2025, o Turismo do Algarve e o Turismo de Portugal vão realizar 341 horas de formação distribuídas por 28 ações e sete bootcamps, em áreas como liderança, gestão, marketing e literacia digital, serviço de excelência, eficiência hídrica e idiomas.

A 2.ª fase do programa de formação “Competências do Futuro Algarve”, que surge na sequência do sucesso da 1.ª fase, que contou com mais de 900 inscrições e 33 ações de formação e bootcamps realizados, destina-se a empresas e operadores turísticos da região e pretende reforçar a capacitação em áreas estratégicas para o turismo, com vista à sustentabilidade e inovação da atividade na região.

O programa, lançado pelo Turismo do Algarve e pelo Turismo de Portugal, prevê um total de 550 horas de formação e 1.800 participantes até março de 2025. A iniciativa tem como objetivo preparar os profissionais para enfrentar os desafios do futuro, com especial foco em áreas como liderança, inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão de recursos.

Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, a 2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” “reflete o nosso compromisso contínuo em proporcionar formação de qualidade aos profissionais do setor. Com esta iniciativa, queremos garantir que o Algarve não só mantém como eleva os padrões de serviço, desenvolvendo as competências dos seus profissionais e preparando as empresas para um futuro mais sustentável e inovador”.

Do lado do Turismo de Portugal (TdP), Carlos Abade, presidente do Instituto Público, reforça a importância estratégica da iniciativa e sublinha que o turismo “é uma atividade de pessoas para pessoas, com o adicional de o acolhimento ser crucial para a experiência turística e para o sucesso da atividade”.

“Ora isso tem uma consequência obrigatória, que é a necessidade de tornar a formação dos profissionais do setor uma prioridade absoluta. É isso que todos os dias fazemos no Turismo de Portugal, através de uma rede de escolas de turismo e através de inúmeras ações e programas de capacitação como este, que são absolutamente fundamentais”, conclui o presidente do TdP.

Os interessados já podem inscrever-se em nove ações de formação e três bootcamps desta nova fase e obter mais informação.

As 28 ações de formação totalizarão 313 horas, enquanto os sete bootcamps presenciais, terão 28 horas de formação intensiva. O formato será híbrido, com ações de formação online e bootcamps presenciais nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António.

As ações de formação online terão foco no Instagram (plano de conteúdos), Brand storytelling (comunicação de marca), Economia circular aplicada à restauração, Marketing digital (bens e serviços), Liderança, gestão e motivação de equipas, Estratégia digital (aplicada ao turismo), Tendências na hospitalidade (em tempos de mudança), e Trabalho em equipa (desafios e boas práticas).

Já os bootcamps presenciais terão com temas a Cultura organizacional do turismo (atração e retenção de talentos – EHT VRSA), Liderança em equipas multiculturais e multigeracionais (EHT Portimão), e Design de experiências turísticas (guest experience – EHT Algarve).

Formação

ESHTE promove pós-graduação em Turismo Cultural

A instituição garante que a formação, ministrada maioritariamente online, vai contar com “propinas acessíveis”, ao abrigo do Projeto TIA – Tourism International Academy.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) está a promover uma pós-graduação em Turismo Cultural para o ano letivo 2024/2025.

A formação, que será ministrada maioritariamente online, vai contar com “propinas acessíveis”, de acordo com a instituição, ao abrigo do Projeto TIA – Tourism International Academy, apresentado ao programa Impulso Jovens Steam e Impulso Adultos, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A formação compreende o pagamento de propinas no valor de 200 euros e é dirigida a “licenciados ou detentores de experiência profissional relevante que pretendam desenvolver conhecimentos e competências” na área do turismo cultural, como a ESHTE explicita em nota de imprensa. As candidaturas estão abertas até 25 de outubro.

Os objetivos do curso centram-se em: desenvolver competências de planeamento e gestão do património cultural, dos empreendimentos turístico-culturais e dos respetivos destinos; proporcionar o desenvolvimento local a partir das indústrias criativas e do turismo cultural e promover o estabelecimento de práticas de marketing e comunicação em turismo cultural.

Tem ainda em vista potenciar competências tecnológicas inovadoras no suporte às experiências de turismo cultural; fomentar a investigação para a produção de conhecimento direcionado para o desenvolvimento de políticas públicas e privadas, no âmbito do turismo cultural; e, por último, desenvolver a capacidade de elaborar projetos de turismo cultural.

As aulas realizam-se de quarta a sexta-feira, das 18h00 às 21h50. No segundo semestre serão realizadas duas saídas de campo, ao sábado, a dois territórios distintos.

“Preparámos uma pós-graduação um pouco diferente das outras, importante para quem está, ou quer estar, ligado a esta área do turismo. E o facto de estarmos a colocá-la quase exclusivamente online, com exceção de dois sábados dedicados a visitas de estudo e uma manhã aqui na ESHTE, em que trabalharemos com uma tecnologia que implica a presença nas nossas instalações, permite que os interessados distantes da Área Metropolitana de Lisboa a possam frequentar”, explica João Reis, coordenador do curso e vice-presidente da instituição.

O GeoLab Tourism, uma das unidades curriculares desta formação avançada da ESHTE no segundo semestre, promete dotar os estudantes de competências práticas de apoio à decisão no âmbito do Planeamento e Gestão do Turismo, utilizando as tecnologias mais recentes para a produção de informação de suporte. A Programação e gestão de eventos, por outro lado, pretende “capacitar os profissionais a conceber e executar experiências culturais impactantes”. Por fim, a unidade de gestão de projetos de turismo cultural englobará a aplicação das competências desenvolvidas com a produção de um trabalho final, “que poderá ser apresentado a entidades e aplicado em contexto real, no futuro”, de acordo com a ESHTE.

“Teremos um conjunto de docentes especializados e iremos abordar nos primeiros meses vetores distintos como a gestão do património cultural, o planeamento e desenvolvimento de destinos turísticos , as indústrias criativas, o marketing, a comunicação digital e o turismo literário, que tem um potencial enorme. Nesse capítulo, iremos explorar o turismo literário não só em territórios rurais e urbanos, mas também em territórios ficcionados, algo que é verdadeiramente original”, salienta João Reis.

Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It

Formação

Bolsa de Empregabilidade faz rebranding das suas feiras de emprego

A primeira iniciativa da Bolsa de Empregabilidade passará a designar-se como Feira de Emprego do Turismo, com o intuito de afirmar a marca mãe como organizadora de várias iniciativas ligadas à empregabilidade e networking, sem se restringir apenas às feiras de emprego.

A Bolsa de Empregabilidade procedeu a um rebranding das suas feiras de emprego, que passam a contar com um novo nome e identidade. O objetivo passa por individualizar esta iniciativa, a par de outros projetos que a organização tem levado a cabo ao longo dos anos.

Desta forma, as feiras de emprego da Bolsa de Empregabilidade passam a assumir a designação de Feira de Emprego do Turismo, acompanhado do slogan “A maior feira de emprego no Turismo em Portugal”. Também o lema da marca mãe, neste caso a Bolsa de Empregabilidade, foi alterado para a expressão “A potencializar o futuro do Turismo ligando os seus profissionais”.

Em nota de imprensa, a organização dá conta de que a Bolsa de Empregabilidade começou há oito anos como uma feira de emprego de turismo em Lisboa, que se foi expandido para regiões como o Algarve, Alentejo, Centro e Porto. Desenvolveu ainda outras iniciativas para empresas e recrutadores, como foi o caso do Open Day, dos Meet-Ups Porto, do Talent Connect, do TourismON, do Roadshow, de algumas feiras internacionais e da sua plataforma de recrutamento online.

Agora, com este rebranding, a Bolsa de Empregabilidade espera afirmar-se como “organizadora de várias iniciativas ligadas à empregabilidade e networking, não se restringindo às feiras, por onde se iniciou”.
Através do website da Bolsa de Empregabilidade, os interessados podem continuar a acompanhar as novidades sobre a Feira de Emprego do Turismo e as datas e localidades para 2025.

Formação

Conheça os vencedores dos Hospitality Education Awards 2024

A entrega dos galardões teve lugar na passada quarta-feira, 25 de setembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Já são conhecidos os vencedores dos Hospitality Education Awards (HEA), uma iniciativa da Associação Fórum Turismo e do Turismo de Portugal, I.P que premeia a formação turística.

A entrega dos galardões teve lugar na passada quarta-feira, 25 de setembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e contou com o apoio da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR).

Em causa estiveram seis categorias com nomeações a cargo do público e votação por parte de um júri. Já o Prémio Fórum Turismo, que premeia um profissional do ensino fora do ativo que se tenha destacado pelo seu percurso profissional, foi escolhido diretamente pelo júri e não esteve sujeito a candidaturas por parte do público.

Conheça abaixo os vencedores das categorias a concurso:

Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior: Nuno Silva Gustavo, professor-adjunto na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril;
Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional
: Pedro Miguel Martins, técnico superior e formador no IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P;

Melhor Projeto Educacional: ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu, do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo;

Melhor Projeto de Inovação: Alfabio, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve – Turismo de Portugal;

Melhor Carreira Jovem: Liliana Ferreira, diretora-executiva da Associação Portuguesa de Spas e embaixadora em Portugal do World Wellness Weekend;

Melhor Stakeholder: Intercontinental Lisbon;

Prémio Carreira Fórum Turismo: João Albino Silva, professor emérito da Universidade do Algarve, professor catedrático convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro integrado do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar.

Este ano, o evento contou com o apoio dos parceiros Timing, Magnet Consolidator, Sogenave, Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, Travel Generation, Cicerone Luxury Gin, Coca Cola, Cocktail Team, Lidel, Arbun, Villa Oeiras e Super Bock Group.

Formação

Pestana Hotel Group dinamiza programa anual de talentos “Growing Together”

O Pestana Hotel Group volta a dinamizar o seu programa anual de desenvolvimento de talentos “Growing Together”. O período de candidaturas decorre a partir desta terça-feira, 24 de setembro, até 31 de outubro.

O Pestana Hotel Group volta a dinamizar o seu programa anual de desenvolvimento de talentos “Growing Together”. O período de candidaturas decorre a partir desta terça-feira, 24 de setembro, até 31 de outubro.

A iniciativa, que decorre a tempo inteiro durante 18 meses, “é focada em profissionais de hotelaria que ambicionem desenvolver competências de liderança e aprofundar conhecimento sobre as operações hoteleiras no Pestana Hotel Group, integrando assim as equipas dos mais de 100 hotéis do grupo”, como o mesmo refere em nota de imprensa.

O programa remunerado é promovido pela Pestana Academy, a academia interna de formação do grupo, e começa em janeiro de 2025. Este está dividido em duas fases.

A primeira fase consiste num ciclo de experiências entre os vários departamentos corporativos e operações hoteleiras durante 12 meses, tanto nos hotéis e pousadas do Pestana Hotel Group nacionais como internacionais. Já numa segunda fase, nos últimos seis meses do programa, os candidatos especializam-se em áreas específicas, como cozinha, Food & Beverage (F&B), Housekeeping, Front Office, Catering & Events ou gestão. O programa inclui ainda um curso de gestão e liderança desenhado por mentores internos do grupo. Após a conclusão do programa, os talentos são convidados a integrar o Pestana Hotel Group na estrutura das operações hoteleiras, seja em Portugal ou no estrangeiro.

“Com o programa Growing Together pretendemos atrair, formar e reter talento para posições de gestão e de liderança do Pestana Hotel Group, através de experiências corporativas e operacionais pelas várias regiões onde estamos presentes, desde Europa, Américas e África, de formações especializadas e acompanhamento dos nossos mentores”, refere Verónica Soares Franco, CHRO (Chief Human Resourses Officer) do Pestana Hotel Group.

O recrutamento destina-se a profissionais com formação e experiência relevante em hotelaria ou similar, e que tenham disponibilidade para mobilidade geográfica. A estes critérios somam-se a fluência na língua inglesa, proatividade, capacidade para trabalhar de forma colaborativa, pensamento crítico, competências de comunicação interpessoal e vontade de crescimento pessoal e profissional.

As candidaturas podem ser feitas até dia 31 de outubro no website “Pestana Careers”.

Emprego

Quinta do Lago promove Open Day para recrutar novos talentos

Restauração, Cozinha e Bar, no Dano’s Sports Bar são as áreas em destaque neste Open Day.

A Quinta do Lago realiza já no próximo dia 23 de setembro, um Open Day procurando procura reforçar a sua estrutura, nas mais variadas áreas de atuação, e investir nos seus recursos humanos, dedicando este dia às áreas de Restauração, Cozinha e Bar, no Dano’s Sports Bar.

Durante o Open Day de Recrutamento, os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre as diversas áreas de atuação na Quinta do Lago, e descobrir tudo o que este destino de luxo tem a oferecer.

Ana Cardeira, diretora de Recursos Humanos do Grupo Quinta do Lago, refere que “esta é uma ótima oportunidade para conhecermos pessoas que partilham a nossa paixão. Aqui na Quinta do Lago, valorizamos muito o crescimento das nossas equipas, e este evento permite-nos mostrar quem somos, os nossos valores, e o que torna este lugar tão especial. Queremos que todos se sintam acolhidos e que percebam que, independentemente de estarem no início da carreira ou já terem muita experiência, há sempre espaço para crescer connosco.”

Neste Open Day o resort dá especial destaque às posições de Restauração, Cozinha e  Bar – com posições e contratos de 12 meses.

O Algarve continua a ser um destino onde não há estações, com turistas o ano inteiro, a Quinta do Lago é um dos maiores empregadores no setor turístico da região, com uma equipa de mais de 700 colaboradores.

A Quinta do Lago continua a investir na melhoria contínua do resort para oferecer experiências de alto nível a quem nos procura. Recentemente, deu início à renovação do Restaurante KOKO, que passará por uma transformação para proporcionar um ambiente ainda mais moderno e acolhedor, mantendo a sua reconhecida qualidade gastronómica.

Este é um dos investimentos que vem reforçar o compromisso em proporcionar experiências únicas e memoráveis, garantindo que a Quinta do Lago se mantém como um destino de referência no Algarve por isso seja um profissional experiente ou alguém que está no início da carreira, esta é a sua oportunidade de descobrir o que torna o resort um local único para trabalhar.

As inscrições para o evento podem ser feitas através do link:  https://www.quintadolago.com/pt/open-day/

Glion Institute of Higher Education
Formação

Glion Alumni Accelerator segue para segunda edição em 2024

O Glion Institute of Higher Education (GIHE) promove este ano mais uma edição do seu programa de aceleração para antigos alunos, através do qual incentiva os participantes a desenvolver ideias empreendedoras mediante orientação, acesso a investidores e apoio da indústria.

O Glion Institute of Higher Education (GIHE) e a sua Alumni Association (AAG) vão dinamizar uma segunda edição do Glion Alumni Accelerator Program, através do qual incentivam alunos e ex-alunos a desenvolver ideias empreendedoras mediante orientação, acesso a investidores e apoio da indústria.

Em nota de imprensa, a instituição dá conta de que o programa foi concebido para “prestar assistência a startups em fase inicial, fornecendo-lhes os recursos e o apoio necessários para desenvolverem os seus projetos”. As startups selecionadas vão contar com dois meses de orientação personalizada, após os quais vão participar num evento de apresentação ao vivo para investidores, onde será atribuído um prémio em dinheiro de 10.000 francos suíços à melhor ideia de negócio.

O programa de orientação começa a 26 de setembro deste ano, sendo que a apresentação final, a decorrer em Montreux, tem lugar a 27 de novembro.

Os finalistas deste ano incluem empresários de diversos setores, que vão desde as viagens de luxo à vida sénior, até às plataformas de contratação baseadas em inteligência artificial (IA) e produtos alimentares.

Nesse sentido, Michaël Desplaces, da turma de 2013, vai participar com o projeto “Iden”, um conceito de retiro de luxo que combina bem-estar, natureza e turismo sustentável. Já Umberto Illario, finalista de 1990, apresentará o “Monte Senior”, um modelo financeiro que revitaliza a vida independente moderna para os idosos na Itália rural. Por outro lado, Claudia Ferrero, finalista em 1991, concorre com a “HorecaJob”, uma plataforma de contratação baseada em subscrição alimentada por IA, direcionada para empresas de hotelaria e restauração sem um profissional de recursos humanos dedicado.

O projeto “SuperJuices Sar” de Victor-Andre Staebler, aluno da turma de 2022, promete oferecer “soluções inovadoras de bebidas não alcoólicas que poupam tempo aos estabelecimentos de Food & Beverage (F&B), enquanto Roger Obeid, aluno finalista tanto em 1997 como em 2022, concorre com o projeto ”JoIn Hospitality”, que promove a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência no setor da hotelaria e restauração.

Por fim, Love Mansukhani, da turma de 2023, participa com o projeto “Gourmet Hub LLC”, um mercado que liga os clientes aos vendedores de planos de refeições, com base num modelo de serviço de subscrição. Já Vasily Grogol (finalista de 2016) entra no programa com o projeto POYNTO, um conceito de hotel cápsula que oferece luxo tecnológico acessível para melhorar a experiência do hóspede. A lista fica completa com Ziyaad Massoud (turma de 2024) que apresentará o projeto “Fil Foods”, uma marca de condimentos de inspiração palestiniana que liga valores baseados na cultura, na contemporaneidade e na comunidade.

Os mentores deste ano incluem Ronald Homsy, fundador e co-CEO da Aventra Hospitality; Frédéric Frère, co-fundador e Group Leader da Travelstore; Yauric Mercier, CCO e Managing Partner da Straws-Berry; João de Saldanha, co-fundador e CEO do One Hundred Group; Martin Kubler, Chief Sloth do The Gluttonous Sloth; Beatrice Tachot, Responsable Développement da Suitcase Hospitality; e Helmut Clemens, fundador do HOTELKonzept.

Créditos: Depositphotos.com

Formação

ADHP retoma curso de especialização em direção hoteleira com duas novas edições

O Curso de Especialização em Direção Hoteleira (CEDH), dinamizado pela Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal – ADHP está de volta com mais duas edições.

O Curso de Especialização em Direção Hoteleira (CEDH), dinamizado pela Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) está de volta com mais duas edições.

A primeira edição começa em setembro, no dia 17, para a qual restam cinco vagas. Já a segunda edição do curso está prevista para o mês seguinte, a 25 de outubro.

A formação engloba áreas como a Gestão de Operações Hoteleiras, Revenue Management, E-Commerce na Hotelaria, Marketing Digital e Gestão de Recursos Humanos, e, de acordo com a ADHP, “está estruturado para proporcionar aos formandos uma visão integrada da gestão hoteleira”.

À semelhança da edição anterior, também estas edições apostam no módulo de Data & Analytics, bem como numa estrutura curricular focada na aplicação prática, com um módulo de Business Plan onde os formandos têm a oportunidade de elaborar um plano de negócios para um hotel – seja ele real ou fictício – sob a supervisão de um diretor de hotel.

Em nota de imprensa, a associação refere que este curso intensivo está “desenhado para equipar os participantes com as ferramentas necessárias para gerir de forma eficiente unidades hoteleiras complexas ou pequenos projetos de alojamento”, tendo como objetivo “condensar num período reduzido os conhecimentos práticos que os formandos obteriam em formações mais longas”.

“A oferta formativa da ADHP tem desempenhado um papel importante no sucesso e competitividade dos nossos diretores de hotel, mas também na introdução de profissionais externos ao universo da hotelaria. Numa indústria em constante evolução, especialmente com o crescente impacto do digital, é imperativo que os profissionais estejam sempre atualizados e preparados para enfrentar novos desafios”, refere Fernando Garrido, presidente da ADHP.

Com um total de 356 horas de formação, o curso será lecionado integralmente em formato online, com sessões ao final do dia durante a semana e aos sábados de manhã. Os formandos que concluírem o curso com aproveitamento recebem um Certificado de Formação Profissional emitido pela ADHP. Uma vez que a associação é uma entidade formadora certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), as horas de formação do curso são válidas para efeitos de formação contínua obrigatória a ser facultada pelas empresas, de acordo com a ADHP.

Para inscrições ou mais informações sobre o CEDH os interessados devem enviar email para o endereço [email protected] ou ligar para o 968 204 405.

Formação

Turismo de Portugal e AHP esclarecem alojamentos sobre acessibilidade digital

O Turismo de Portugal e Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) juntaram-se para organizar uma sessão dedicada à acessibilidade digital nos websites dos alojamentos turísticos.

O Turismo de Portugal e Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) juntaram-se para organizar uma sessão dedicada à acessibilidade digital nos websites dos alojamentos turísticos.

A ação, que decorre em ambiente digital, tem lugar a 10 de setembro das 15h00 às 17h00 e pretende “divulgar ferramentas e recursos técnicos, visando uma comunicação digital mais inclusiva e acessível, permitindo que um maior número de pessoas possa usufruir da oferta turística nacional”, como se pode ler no website do Turismo de Portugal.

A sessão conta com uma intervenção de abertura de Cristina Siza-Vieira, vice-presidente executiva da AHP, e Leonor Picão, do Turismo de Portugal, seguida pela temática “Turismo Acessível: conceitos e ferramentas de apoio”, liderada por Helena Ribeiro, gestora de projeto na mesma entidade de turismo.

O tema “Acessibilidade Digital: ações para a sua implementação” ficará a cargo de Jorge Fernandes, da Agência para a Modernização Administrativa, enquanto “A importância da informação sobre acessibilidade nos canais de promoção” será demonstrada por Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal.

Por fim, a Associação Salvador, através da sua embaixadora Catarina Oliveira, contribuirá com “A experiência de planeamento da viagem por um turista com mobilidade condicionada”.

A sessão, aberta a todos os interessados, decorre na plataforma Teams e será moderada por Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal.

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