Opinião | A Grande Revolução: Inteligência Artificial vs Reinvenção Humana
Leia a opinião de Ana Cristina Guilherme, Head of Marketing da PHC Hotels.
Hotéis Octant em Ponta Delgada e Furnas promovem atividades vínicas
Groupe GM marca presença na Decorhotel para apresentar novidades
Universidade Europeia e Câmara Municipal de Cascais assinam protocolo de cooperação
Crowne Plaza Porto lança Porto Urban Spa com as marcas PostQuam e Rituals
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
58 hotéis na Tailândia distinguidos com Chaves Michelin
Parque Terra Nostra investe em obras de valorização do tanque termal
2ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’
Algarve reduz em 13% consumo de água com selo “Save Water”
Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade
É o grande tema do momento de discussão: não só por todas as dúvidas e incertezas, como também pelo seu potencial ilimitado que coloca a grande questão sobre o fator humano no modelo de negócio das empresas.
Ameaças ou oportunidades?
Como em todos os processos de inovação/disrupção, temos perspectivas opostas: as mais entusiastas e as mais dramáticas, os criativos e os conservadores. Uma coisa é certa: a evolução tecnologia não vai abrandar e resistir não é a escolha certa para as empresas.
Numa perspetiva mais equilibrada, consciente e macro, podemos afirmar que temos muito a ganhar como pessoas e profissionais: a verdade é que já faz parte do nosso dia-a-dia, beneficiamos de agilização de processos, maior rapidez de respostas, melhor capacidade de escolha e decisões. Considero que é um “portal de evolução” ilimitado.
“O dia de hoje nunca será tão lento!”
Na conferência da Marketeer, um dos oradores convidados começou a sua intervenção com esta frase, o que antecipa uma profunda transformação na forma como nos relacionamos, trabalhamos e vivemos.
A incerteza de até onde esta transformação nos pode levar levanta questões que estão diretamente relacionadas com a existência humana ou a utilidade da mesma. Será que estamos preparados para este salto quântico? Será que o setor hoteleiro consegue analisar o potencial desta revolução? Será que vamos finalmente estar mais disponíveis para o serviço ao cliente, quando toda a parte burocrática, logística e financeira são geridas por IA?
A reinvenção humana
Acredito que o nosso grande desafio será colocar o ser humano no centro de tudo, reaprendermos a ser humanos: empatia, compaixão, compreensão, refletir, liderança, motivação, inspiração e conexão.
“De Pessoas para Pessoas”, a frase cliché dos últimos tempos e que nunca foi real, quem sabe agora poderá ser realidade, já que a área Turismo/Hoteleira é o setor de excelência de ligação Humana, talvez um dos que mais potenciam o melhor do Ser Humano.
A resistência à mudança e inovação nunca resultou, até porque são inevitáveis! A melhor opção é com toda a certeza aprender, adquirir conhecimento e perceber como é que pode melhorar a sua empresa.
Ana Cristina Guilherme
Head of Marketing da PHC Hotels