Opinião: “O Turismo pet friendly e a hotelaria”
Leia aqui a opinião de Maria João Pavão Serra, Pet Friendly Travel Expert.
Ser pet friendly, mais que uma moda, é uma realidade que veio para ficar. Longe vão os tempos em que os cães serviam para guardar as casas; atualmente fazem parte do conceito das novas famílias, as multiespécie!
Em Portugal, segundo o Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), os animais de companhia registados já ultrapassam os quatro milhões. Alguns relatórios de pesquisa apontam que um número significativo dos millennials preferem adotar animais de estimação a ter filhos, e tratam-nos como se fossem seus filhos, com direito a seguros de saúde, alimentação cuidada, brinquedos e até creches, entre outros mimos.
E este laço transporta-se também para o turismo. Cada vez há mais pessoas que se recusam a viajar sem os seus familiares de quatro patas. Muitos deixam de ir a um lugar que não os aceita. Há bastantes estrangeiros que deixam de voltar a Portugal, pois consideram que o país não é pet friendly.
Numa época em que a palavra inclusão faz parte da ordem do dia, o turismo deveria seguir também esse rumo. Apesar de haver cada vez mais estabelecimentos hoteleiros e de restauração a receber clientes de quatro patas, estamos longe de ser um país pet friendly!
O que é ser pet friendly?
É a expressão adotada mundialmente para informar que um lugar ou estabelecimento é “amigo dos animais domésticos”, que naquele lugar os pets são bem-vindos.
Infelizmente há profissionais de turismo que não entendem este significado. Já recebi respostas tão absurdas como: “Sim, somos pet friendly, mas não aceitamos animais”; “Sim, somos pet friendly, o seu cão pode ficar numa casota que temos na rua”; “Somos pet friendly só na época baixa”.
De qualquer forma é um facto que, cada vez mais, o setor hoteleiro está atento a esta oportunidade de negócio e cada dia é maior o número de estabelecimentos que abrem as portas aos animais de estimação.
Política pet friendly
Para quem aceita clientes de quatro patas é fundamental que tenha uma política pet friendly clara e legível no seu website, uma vez que não há regras definidas, e variam caso a caso. Isso ajudará o hóspede a saber o que o espera e a não ter agradáveis ou desagradáveis surpresas à chegada. É fundamental especificar se: aceitam só cães, ou também gatos e coelhos (ou mesmo outros animais domésticos, como furões); se há número limite de animais por quarto; se cobram taxa extra; se impõem limite de peso; se pode ficar sozinho no quarto; quais as áreas que pode frequentar; outras exigências, como uma caução ou apresentação do boletim de vacinação.
Pet amenities
Permitir a presença dos pets não é o bastante para agradar ao público pet friendly, que está cada vez mais exigente. Fidelize os seus hóspedes com mimos para os clientes de quatro patas. Forneça cama, comedouro, bebedouro e sacos para os dejectos. Receba o animal com um welcome snack. Tenha uma lista de pet sitters, espaços de grooming, veterinários, parques e restaurantes pet friendly nas proximidades. Tenha um “Cãocierge”, um simpático funcionário de quatro patas.
Tudo isto ajuda a fidelizar o cliente, que voltará e passará a palavra. Conquiste esse público cada vez maior que considera os seus animais como parte da família!
Maria João Pavão Serra
Pet Friendly Travel Expert
Instagram: @petfriendly_pt
www.petfriendlyportugal.com
*Artigo de opinião publicado originalmente na edição 218 da Publituris Hotelaria