Opinião: “Sugestões para as nossas autarquias que querem ser destinos turísticos”
Leia aqui a opinião de Miguel de Melo Breyner, vogal da direção da ADHP – Associação dos Directores de Hotéis de Portugal.
As autarquias devem estar atentas ao fenómeno turístico: não podem querer ser destinos turísticos se não trabalharem para este segmento de grande importância no nosso país.
Têm de perceber e gerir o fenómeno turístico, sendo o mesmo crucial para o desenvolvimento sustentável das cidades que recebem visitantes.
O turismo pode trazer benefícios económicos significativos, mas também traz desafios, como a necessidade de manter a infraestrutura e a qualidade de vida para os residentes. Investir na manutenção e limpeza das cidades é um sinal de respeito não apenas pelos turistas, mas também pelos cidadãos que vivem nesses locais. Uma cidade limpa e bem cuidada é um reflexo de uma administração comprometida com o bem-estar de todos.
A limpeza das cidades é um aspeto fundamental da experiência turística. Os visitantes geralmente avaliam o lugar em função da sua aparência e higiene. Cidades sujas podem afastar turistas e prejudicar a imagem de um destino. Por isso, as autarquias não podem usar o facto de estarmos em julho ou agosto, meses de época alta, como desculpa para não manter os serviços em funcionamento. Durante os meses de pico do turismo, é especialmente importante garantir que as ruas, praças e pontos turísticos estejam limpos e bem cuidados.
As autarquias devem adotar uma abordagem proativa para a gestão do turismo, criando planos de gestão que contemplem a época alta, com a alocação adequada de recursos para limpeza e manutenção.
Devem promover campanhas de sensibilização, tanto para turistas quanto para residentes, sobre a importância de manter a cidade limpa. Trabalhar em parceria com empresas locais e a comunidade para fortalecer a imagem da cidade e garantir que as necessidades sejam atendidas.
O envolvimento da comunidade local, a capacitação de profissionais e o investimento em serviços de qualidade também são fundamentais para garantir uma experiência positiva para os visitantes.
Recolher a opinião dos turistas sobre a experiência deles na cidade e utilizar essas informações para implementar melhorias contínuas. Investir em marketing digital, melhorar o acesso a informações turísticas e garantir a manutenção e preservação das atrações naturais e patrimoniais.
Portanto, é fundamental que as autarquias se empenhem ativamente para criar um ambiente que não apenas atraia turistas, mas que também os faça querer voltar e partilhar as suas experiências positivas. Assim, a colaboração entre diferentes setores e a inovação nas estratégias de promoção turística são elementos-chave para o sucesso nesse mercado.
Miguel de Melo Breyner
Vogal da direção da ADHP – Associação dos Directores de Hotéis de Portugal
*Artigo de opinião publicado originalmente na edição 219 da Publituris Hotelaria