“(Re)apaixonar a Hotelaria” é o tema do IV Congresso da ADHP Júnior
Na próxima quinta-feira, 2 março, a secção Júnior da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal vai organizar o seu IV Congresso sob o tema “(Re)apaixonar a Hotelaria”, com o apoio da Merytu e da Bolsa de Empregabilidade,
AHRESP exige ter voz ativa sobre taxas turísticas e pede reposição dos valores de IVA
Nova edição: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels
Grupo SANA abre portas do EVOLUTION Valbom após investimento de 12M€
Algarve reduz em 13% consumo de água com selo “Save Water”
58 hotéis na Tailândia distinguidos com Chaves Michelin
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
Na próxima quinta-feira, 2 março, a secção Júnior da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal vai organizar o seu IV Congresso sob o tema “(Re)apaixonar a Hotelaria”, com o apoio da Merytu e da Bolsa de Empregabilidade.
O objetivo passa por debater a paixão que move os jovens profissionais da hoteleira, sendo que o tema surge “da necessidade de reflexão sobre o estado atual do setor, compreender a redução de interesse na profissão entre os jovens, a falta de recursos humanos, assim como analisar quais os motivos e soluções para esta falta de paixão”, como indicado em comunicado.
O encontro terá lugar na Universidade Lusófona, no Auditório Agostinho Silva, pelas 8h30, altura em que serão atribuídas as acreditações. O programa do congresso começa às 9h00, com a sessão de abertura.
O congresso terá cinco painéis e dois coffee breaks, “de forma a dar oportunidade aos participantes de conhecerem os oradores e empresas presentes, assim como colocar questões”.
O período da manhã será composto por três momentos. No painel “Acreditas em amor à primeira vista?”, moderado por Patrícia Correia, general manager do Monte Santo Resort, serão conhecidas as histórias de profissionais e futuros profissionais da hotelaria e a sua paixão pela área. Contará com a presença de Luís Cunhal (operations manager da New Life Wellness Communities), Tomás Alexandre (estudante de gestão hoteleira) e Diogo Horta (supervisor de banquetes do Mama Shelter Lisboa).
De seguida, debate-se o tema dos recursos humanos e como estes podem ser um “asset” para as instituições, como são valorizados e como influenciam os profissionais. Este tema é abordado tendo em conta dois pontos de vista.
No primeiro, pelo olhar das escolas e universidades, com o painel “São os recursos humanos o asset mais importante das Escolas?”, com Ricardo Guerra, professor coordenador no Politécnico da Guarda; Sofia Almeida, coordenadora da área de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia; António Melo, professor no Politécnico do Porto; Ana Paula Reis, diretora coordenadora do Turismo de Portugal e moderação de Carimo Rassal, professor da Universidade do Algarve.
Segue-se o olhar das empresas com o painel “São os recursos humanos o asset mais importante das Empresas?”, que por sua vez vai reunir Teresa Moreira, head of operations da Neoturis; Filipe Beja Simões, hotel manager da Pousada Convento Évora e da Pousada Convento Arraiolos; João Silva Santos, CEO da Merytu e Cristina Cavaco, general manager do Mama Shelter Lisboa, numa conversa moderada por Rodrigo Borges de Freitas, operations manager da Vila Petra e professor nas Escolas do Turismo de Portugal.
O período da tarde começará com a sessão “A Alma Gémea: Utopia ou Realidade”, uma conversa que, girando à volta da ideia de “emprego perfeito”, procura explorar a importância do autoconhecimento, da compreensão pessoal, das boas práticas e da positividade. Moderado por Liliana Conde, secretária-geral da ADHP e consultora, o painel contará ainda com Rui Martins, profissional de distribuição e estratégia digital para B2B e B2C; Hugo Borges, city manager para Lisboa dos Room007 Hotels & Hostels, Joana Pena Ferreira e Patrícia Gameiro, investigadora em felicidade sustentável.
No último painel, “A Essência da Hotelaria”, discutem-se aqueles que eram os valores da hotelaria, mas também os atuais, e perspetiva-se o futuro da área, num painel composto por Miguel Barbosa, diretor de investimento em turismo da Portugal Ventures; Raúl Ribeiro Ferreira, vice-presidente da ADHP e Hélder Martins, presidente da AHETA. A moderação ficará a cargo de António Marto, presidente do Fórum Turismo.
O congresso será também transmitido online através do YouTube e do Facebook da ADHP.
“Ao longo dos anos, os Congressos da ADHP Júnior têm constituído fóruns de referência para a troca de ideias, conhecimentos e experiências entre jovens profissionais. ‘(Re)apaixonar a Hotelaria’ não podia vir em melhor altura, quando a hotelaria enfrenta novos desafios no que diz respeito aos recursos humanos. Atravessamos um momento em que é crucial atrair jovens dinâmicos, com formação na área, e para isso é fundamental ouvirmos o que têm a dizer e estabelecer linhas de comunicação. O IV Congresso da ADHP Júnior será uma plataforma para isso mesmo”, sublinha Leonardo Simões, presidente da ADHP Júnior.
A inscrição é gratuita, e deve ser efetuada através do link.