Escolas do Turismo de Portugal: 76% dos diplomados integram mercado de trabalho logo após formação
A percentagem de diplomados das Escolas do Turismo de Portugal que integraram o mercado de trabalho imediatamente após a conclusão do curso em 2022 subiu dois pontos percentuais em relação ao ano anterior. Uma grande fatia destes diplomados está empregada sob um contrato de trabalho a termo certo e exerce funções em áreas de atividade no canal Horeca.
Hotéis Octant em Ponta Delgada e Furnas promovem atividades vínicas
Groupe GM marca presença na Decorhotel para apresentar novidades
Universidade Europeia e Câmara Municipal de Cascais assinam protocolo de cooperação
Crowne Plaza Porto lança Porto Urban Spa com as marcas PostQuam e Rituals
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
58 hotéis na Tailândia distinguidos com Chaves Michelin
Parque Terra Nostra investe em obras de valorização do tanque termal
2ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’
Algarve reduz em 13% consumo de água com selo “Save Water”
Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade
De entre os alunos que completam a formação nas escolas do Turismo de Portugal, 94% conseguem uma integração imediata no mercado de trabalho ou reforçam a sua formação. A percentagem é apontada pelo estudo de inserção profissional 2022, que analisa anualmente a inserção profissional dos alunos diplomados até um ano após a conclusão dos cursos.
De acordo com esta análise, a taxa de atividade de 94% divide-se em 76% de diplomados que entram no mercado de trabalho – um aumento de 2 pontos percentuais face ao ano anterior –, e 18% que escolhem “reforçar a formação”, como indicado em nota de imprensa.
Uma grande fatia destes diplomados está empregada sob um contrato de trabalho a termo certo (86%), sendo que 8% dos diplomados desenvolvem atividade ao abrigo de estágio profissional e 4% presta serviços por conta própria.
Do total de inquiridos, questionados seis meses após a formação, 89% exercem funções no setor do turismo, em áreas de atividade no canal Horeca, nomeadamente na hotelaria (38%), restauração (48%) e na área do turismo (4%).
O estudo aponta ainda para cursos com uma taxa de empregabilidade de 100%, como é o caso dos cursos de: Técnico(a) de Restaurante/Bar (100%); Culinary Arts, Food & Beverage; Hospitality Operations Management; Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas; Técnicas de Cozinha/Pastelaria.
“Estes números continuam a traduzir a aposta do Turismo de Portugal e da sua rede de escolas na formação dos profissionais do setor e a melhoria contínua que se verifica nas condições que lhes são proporcionadas no setor. Existe ainda um caminho a percorrer que depende também do empenho dos agentes do setor e para o qual queremos continuar a contribuir em tudo o que nos for possível”, afirma Ana Paula Pais, diretora da área de formação do Turismo de Portugal, em nota de imprensa.
No ano letivo de 2021/2022, 769 alunos concluíram a sua formação, tendo obtido os níveis 4 e 5 de qualificação, através da conclusão com aproveitamento de cursos de dupla certificação (Nível 4), cursos on-the-job (Nível 4 e 5) e cursos de especialização tecnológica (Nível 5).
Os questionários de inserção foram lançados on-line, através do portal das escolas. O processo de inquirição foi concluído com 415 respostas ao questionário a um mês da conclusão dos cursos, bem como com 366 respostas ao questionário a seis meses após a conclusão dos cursos, correspondendo, respetivamente, a uma taxa de resposta de 54% e de 48%.