AHRESP cria plataforma para melhorar eficiência energética na restauração
A ferramenta digital permite registar, criar objetivos, perfis de consumo e realizar diagnósticos energéticos automaticamente. Ao utilizar esta plataforma, quando o restaurante regista progressos na eficiência e desempenho energético, é emitido automaticamente um “Selo de Eficiência Energética”.
Hotéis Octant em Ponta Delgada e Furnas promovem atividades vínicas
Groupe GM marca presença na Decorhotel para apresentar novidades
Universidade Europeia e Câmara Municipal de Cascais assinam protocolo de cooperação
Crowne Plaza Porto lança Porto Urban Spa com as marcas PostQuam e Rituals
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
58 hotéis na Tailândia distinguidos com Chaves Michelin
Parque Terra Nostra investe em obras de valorização do tanque termal
2ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’
Algarve reduz em 13% consumo de água com selo “Save Water”
Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está a desenvolver uma plataforma informática para diminuir os problemas identificados no desempenho energético dos estabelecimentos do setor da restauração.
Em nota de imprensa a associação explica que esta plataforma pretende promover a eficiência energética “através da monitorização, da análise e do apoio à tomada de decisão sobre os consumos de energia nos estabelecimentos”.
No mesmo comunicado, a associação aponta que “a restauração uma das dez atividades que mais energia consomem, representando mais de 2% do consumo total de eletricidade no país”, razão pela qual considera que “esta plataforma digital será de elevada utilidade na redução dos avultados encargos financeiros que as empresas têm com os gastos de energia”.
A plataforma, de caráter gratuito, destina-se a todos os estabelecimentos com o código CAE 56 em Portugal, sendo já possível fazer um pré-registo através do link. Esta foi financiada no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo (PPEC) de energia elétrica e aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).