Chef Alexandre Silva disponibiliza cursos na nova “Escola de Fogo – Cozinha Viva”
Em setembro, o chef Alexandre Silva apresenta o primeiro curso da recém-criada “Escola de Fogo – Cozinha Viva”, dirigida aos interessados pela tradição de cozinhar com fogo.
Em setembro, o chef Alexandre Silva apresenta o primeiro curso da recém-criada “Escola de Fogo – Cozinha Viva”, dirigida aos interessados pela tradição de cozinhar com fogo.
A escola contará com vários cursos, todos ministrados pelo chef, no restaurante FOGO, em Lisboa, destinados a “todos os tipos de alunos, a partir dos 14 anos”, como referido em nota de imprensa.
Os cursos decorrem durante a semana, no período da manhã, e são constituídos por módulos adaptados a diferentes níveis, em português e inglês. Nesta fase, os cursos têm uma duração de nove horas, divididas por dois dias, mas no futuro estarão também disponíveis com a duração de uma semana. Cada curso tem o máximo de dez pessoas e inclui um certificado de formação, seguro e um jantar no FOGO, para uma pessoa.
A primeira formação é dedicada às “Técnicas de Forno a Lenha” e decorre durante o mês de setembro, com a duração de dois dias, entre as 09h00 e as 13h30. As inscrições já estão disponíveis para as datas de 12 e 13 de setembro; 17 e 18 de setembro; ou 24 e 25 de setembro.
O programa do curso é composto pelos módulos “Os vários tipos de forno”; “A cura do forno”; “Acender um forno”; “Binómio Tempo x Temperatura”; “Radiação de calor”; “Utensílios”; “Temperaturas vs Resultados”; “Preparação”; “Diferentes tipos de lenha, quais e porquê?”; “Arroz de Forno”; “Massas”; “Proteínas”; “Manutenção e Limpeza”.
O próximo curso, sobre “Maturação de Pescado”, ainda não tem datas definidas, sabendo-se apenas que também terá a duração de nove horas, distribuídas por dois dias de formação. Para este curso o programa inclui os módulos “Tempos de Maturação”; “Prós e contras da maturação”; “Temperatura e humidade”; “Preparação do pescado”; “Higiene”; “Confeção na brasa”; “Diferenças de confeção de um pescado ‘fresco’ e um ‘maturado’”; “Prova de pescado maturado”.
Uma vez que os cursos decorrem de manhã, durante a semana, o restaurante FOGO passa a estar aberto apenas a jantares de segunda a sexta-feira, mantendo os almoços e jantares ao fim de semana.
Para mais informações ou marcações, contactar [email protected].