Congresso de Cozinha | Créditos: João Beijinho
Congresso de Cozinha 2024 dedica 20ª edição à “Comida e Liberdade”
No ano em que se celebra o 50.º aniversário da Revolução de 25 de abril, o Congresso de Cozinha 2024, anteriormente designado como Congresso dos Cozinheiros, dedica a sua 20ª edição ao tema “Comida e Liberdade”.
No ano em que se celebra o 50.º aniversário da Revolução de 25 de abril, o Congresso de Cozinha 2024, anteriormente designado como Congresso dos Cozinheiros, dedica a sua 20ª edição ao tema “Comida e Liberdade”.
Para o evento deste ano, que terá lugar no Nirvana Studios, em Oeiras, de 29 a 30 de setembro, estão já confirmados 20 nomes do panorama gastronómico nacional e internacional, sendo que Cabo Verde será o país convidado.
Sob este tema, o 20.º Congresso de Cozinha vai desafiar os convidados “a partilhar as suas visões sobre cozinha, trabalho e vida, e a falar sobre o impacto que a democracia teve (e tem) na gastronomia”, como a organização refere em comunicado. O evento, aberto ao público, contará também com demonstrações técnicas, além de apresentação de produtos e modelos de trabalho.
A edição deste ano conta com duas novidades: masterclasses e três jantares pop-up com alguns dos convidados do congresso, que se vão juntar a chefes de restaurantes em Lisboa”, adianta Paulo Amado, fundador do evento. Os três jantares vão decorrer nos restaurantes “Plano” e “SEM”, sendo que o terceiro jantar, dedicado a Cabo Verde e coordenado pelo chefe cabo-verdiano Vladimir Veiga, será dinamizado num espaço a definir.
Entre os oradores já confirmados para o Congresso de Cozinha 2024 estão: Christian F. Puglisi, do Puglisi X Cooking, em Copenhaga; Douglas McMaster, do Silo, em Londres (uma estrela verde Michelin); Vicky Sevilla, do Arrels Restaurant, em Valência (uma estrela Michelin); Alessandra Montagne, do Nosso Restaurant, em Paris; Lauréne Petit, do projeto Eco Table; Pepe Solla, do Casa Solla, em Pontevedra (uma estrela Michelin); João Ferraz, da Casa do Carbonara, no Brasil; Catarina Prista, do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa; David Jesus, do Mapa, no L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo; António Belotti, do Restaurante Casa 887, em San Sebastian; Adolfo Henriques, da Queijaria Granja dos Moinhos, na Maçussa; Joana Félix, do Your Healthy Kitchen, em Lisboa; Julien Montbabut, do Le Monument, no Porto (uma estrela Michelin); Lara Espírito Santo, do SEM, em Lisboa; Ruben Trindade, da Casa do Gadanha, em Estremoz; Rafaela Louzada, do Gruta, no Porto; Hugo Guerra, Helt Araújo, do CHA, em Luanda, e Vladimir Veiga, do Lab by Sergi Arola, em Sintra (uma estrela Michelin).
O segundo dia do evento é dedicado à final da prova “O Melhor Pastel de Nata 2024”, criado em 2009 pelo gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes e presidente de júri. Na competição vão estar presentes os pastéis de nata de 12 estabelecimentos finalistas, sendo que na edição passada a vencedora foi a Confeitaria Glória, na Amadora.
Os bilhetes já estão disponíveis no website do evento e incluem todas as degustações servidas durante os dois dias do evento. Os preços de early bird variam entre os 45 euros para um dia de evento e os 65 euros para os dois dias. Para os estudantes, os bilhetes têm o valor de 20 euros para cada um dos dias.
O Congresso de Cozinha 2024 tem o patrocínio principal do Município de Oeiras, da Makro e da Fagor. Conta ainda com o patrocínio da ICEL, Arroz Bom Sucesso, Aviludo, Bonduelle, Gresilva, Garden Gourmet e San Pellegrino, além da parceria da Costa Verde, Aquela Kombucha, Alug’Aqui, LAVA, Upfield, Prochef Grupo, SARA HACCP, Vinalda, Dreamplus e Estrella Damm. O evento tem o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Chaîne des Rotisseurs, Rede-T e DIG-IN, sendo organizado pelas Edições do Gosto com a chancela da INTER Magazine.