PBH aposta em novo chef executivo para o grupo
O chef italiano Vittorio Colleoni foi nomeado Chef Executivo dos restaurantes do grupo hoteleiro PBH. Com 38 anos, Colleoni já somou ao currículo uma estrela Michelin, conquistada pelo trabalho desenvolvido no restaurante “San Martino”.
Agosto coloca atividade turística novamente em máximos históricos
Nova edição: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels
Pedro Machado prefere aumento do IVA turístico para evitar novas taxas
Six Senses Douro Valley aposta da diversificação de mercados
O chef italiano Vittorio Colleoni foi nomeado Chef Executivo dos restaurantes do grupo hoteleiro PBH. Com 38 anos, Colleoni já somou ao currículo uma estrela Michelin, conquistada pelo trabalho desenvolvido no restaurante “San Martino”, em Treviglio, na região da Lombardia, no norte da Itália.
A colaboração com o grupo PBH já está em curso, com o desenho da nova carta do restaurante Tasca da Memória, inserido no hotel Wine & Books Lisboa. A colaboração do chef Vittorio Colleoni estender-se-á brevemente a outras unidades do Grupo PBH, bem como ao desenvolvimento de novos projetos, como o grupo indica em comunicado.
Depois de crescer no restaurante familiar “San Martino”, então nas mãos do seu pai, Vittorio aprimorou as técnicas culinárias ao serviço de cozinhas de referência, com destaque para passagens no “Martín Berasategui” (três estrelas Michelin, localizado em Lasarte-Oria, no País Basco) e “El Celler de Can Roca” (três estrelas Michelin, em Girona, na Catalunha).
O percurso de Vittorio Colleoni passou também pelos Estados Unidos, onde trabalhou no restaurante “Alinea” (três estrelas Michelin, em Chicago) e no “Eleven Madison Park” (três estrelas, em Nova Iorque).
De regresso a Itália, Vittorio assumiu e elevou o nível do restaurante familiar “San Martino” e conquistou uma estrela Michelin, em 2013. Distinguiu-se pela aposta em pratos de peixe, não descurando os pratos favoritos clássicos herdados do pai. O projeto seguinte passou pela abertura do “Marelet – Locanda e Osteria Contemporanea”, um espaço próprio também localizado na cidade de Treviglio.
Vittorio Colleoni propõe-se agora a reinventar o conceito de ‘tasca’ num hotel cinco estrelas, “elevando o nível do Tasca da Memória para uma experiência de fine dining”, como apontado em comunicado.
“Quero afastar-me da definição de ‘Chef tradicional italiano’. No Tasca da Memória vamos dar prioridade a produtos que dizem muito aos portugueses, como o bacalhau ou o polvo. Mas também aos legumes, que privilegio na minha cozinha, especialmente nesta época do ano. Vamos reinventar o conceito de ‘tasca’, oferecendo uma experiência fine dining num ambiente acolhedor, descontraído, e propício à partilha,” conclui Vittorio Colleoni.
O restaurante Tasca da Memória, com projeto de decoração e design de interiores da autoria da arquiteta Joana Saraiva, está localizado na Travessa da Memória 62, na Ajuda, junto a Belém, em Lisboa, e está aberto diariamente, de segunda a domingo, ao público em geral. O espaço conta ainda com uma esplanada e serviço de bar.